Quais as Diferenças entre Lã de Rocha x Lã de Vidro x Lã de Pet Para Isolamento Acústico

Na hora da especificação do projeto sempre fica a dúvida, devo utilizar lã de vidro, lã de rocha ou lã de pet para isolamento acústico? Os produtos são muito similares, mas se diferem quanto à matéria-prima utilizada em sua composição. A lã de vidro é produzida a partir de areia, a lã de rocha de rochas e a lã de pet com fibras muito leves e compactas de poliéster. Em suma, a escolha entre um ou outro dependerá apenas das exigências específicas de cada projeto.

Todos tem como principal característica a propriedade de isolamento termo-acústico e são utilizados no miolo de paredes de drywall, forros absorventes acústicos e entre telhas metálicas no sistema sanduíche, entre outras aplicações. Para se atingir o potencial máximo destes produtos, atingindo o desempenho desejado, é necessário que o especificador leve em conta a espessura do sistema e a densidade da lã. 

Abaixo está uma breve explicação sobre os produtos e seus diferenciais, no entanto, vale ressaltar que é fundamental  consultar um profissional e as especificações de cada um dos fabricantes.

Lã de pet: principais características e vantagens

A lã de pet atua com o isolamento termo-acústico e é produzida com materiais reciclados, consequentemente é reciclável também. Seu uso e sua fabricação contribuem para diminuir os impactos ambientais ocasionados pelo plástico, que é a matéria-prima principal do produto. 

Além de ser ecologicamente correta, é um produto que não causa nenhum tipo de risco à saúde da pessoa que irá instalar – diferentemente dos outros tipos de lã. É um produto hipoalergênico que dispensa o uso de máscaras ou luvas, proporcionando uma instalação mais prática, rápida e econômica. 

Outro ponto positivo é que as Lãs de Pet são feitas com um material que não sofre deformação ou deterioração com o passar do tempo e apresentam facilidade para manutenção nas lavagens. 

Lã de rocha 

A lã de rocha é fabricada a partir de rochas vulcânicas especiais e outros minerais através do processo de spinning, ou seja, são aquecidas a 1500ºC e transformadas em filamentos que, aglomerados com soluções de resinas orgânicas. Devido a sua estrutura fibrosa, possui elevados índices de absorção acústica.

A principal característica deste produto é a sua resistência à ação do fogo, resistindo a temperaturas superiores a 200°C. Podendo ser destinada à proteção passiva contra incêndio em estruturas metálicas, selagem corta-fogo de shafts, selagem da pele de vidro (fire stop) e em dutos de pressurização de escada.

Confira outras Vantagens:

  • Fácil de manusear.
  • Não favorece a proliferação de fungos ou bactérias.
  • Quimicamente neutra.
  • Boa resiliência, ou seja, recupera sua espessura original depois de comprimida.
  • Classificada no Grupo 3 (Material não Cancerígeno).

Lã de vidro

É um dos produtos mais tradicionais utilizados como isolante térmico no mundo, proporcionando conforto termo-acústico em edificações comerciais e residenciais. Fabricada em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas, desenvolvidas especificamente para melhor o desempenho deste material.

É incombustível suportando temperaturas até 450ºC (produtos resinados) e 550ºC (produtos isentos de resinas), entretanto, em alguns casos é necessária associação com outros materiais em situações que exijam uma proteção maior.

Confira outras vantagens:

  • Fabricado com material quase 100% reciclado, não agredindo o meio-ambiente.
  • Seu desempenho não é comprometido com o passar do tempo.
  • Não oferece riscos à saúde.
  • Possibilita o uso racional de energia nas edificações uma vez que proporciona um ótimo conforto térmico, assim diminuindo o uso de aparelhos como ar-condicionado e aquecedores.
  • Fácil de manusear.
  • Não favorece a proliferação de fungos ou bactérias.
  • Classificada no Grupo 3 (Material não Cancerígeno).

Acesse o nosso site e confira os valores de cada um dos materiais descritos na matéria: www.artesana.com.br

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada: