Por Marketing Artesana
Uma dúvida simples entre consumidores e até profissionais da construção civil: usar a lã de rocha, lã de vidro ou lã de Pet e qual a diferença entre estes produtos? Não precisa mais questionar! Destacamos as principais características de cada produto para você escolher o material que tenha mais utilidade em seu projeto.
De uma maneira mais simples, começaremos pela similaridade dos dois produtos: tanto a Lã de Rocha quanto a Lã de Vidro e Lã de Pet tem propriedades isolantes e são usados na construção civil e indústria para isolamento térmico e isolamento acústico. Quanto a sua composição, os produtos diferem entre a matéria prima usada na sua fabricação: Rocha para a Lã de Rocha, Areia para a Lã de Vidro e Poliéster Tereftalato (PET) para Lã de Pet;
Ao escolher o material, deve-se observar as densidades de fabricação de ambos os produtos para o uso correto e obter resultados esperados.
Densidades
- Lã de Rocha densidades de 32 kg/m³ a 160 kg/m³;
- Lã de Vidro densidade de 10 kg/m³ a 100 kg/m³.
- Lã de Pet densidade de 10 kg/m³ a 100 kg/m³.
Características
- 100% fibrada
- 60% de insumos reciclados
- 100% reciclável
- Suporta 450ºC
- Incombustível
- Compressão e Leveza
- Não despedaça e não quebra
- Não sofre variações dimensionais quando aquecida ou resfriada
- Lã de Poliéster Tereftalato (PET);
- Propriedade térmica e acústica;
- Produto extremamente leve;
- Não possui adição de resinas em sua composição;
- Agradável ao toque;
- Anti mofo, não prolifera fungos e bactérias;
- Produto reciclado e reciclável;
- Resistente a umidade;
- Sustentável – a cada m2 de lã de pet Isosoft consome aproximadamente 30 a 50 garrafas pet;
- Classificação IIA – Norma NBR IT10 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo;
- Fácil aplicação em sistemas de construção a seco;
- Alta resistência mecânica;
- Não decanta com a vibração das estruturas;
- Não empena ou deforma com o passar do tempo;
Resulta da fusão de rochas basálticas orgânicas e óleos impermeabilizantes. Produzida com densidades de 32 kg/m³ a 160 kg/m³, sua principal característica a resistência maior à ação do fogo em comparação com os demais tipos de lãs.
Em construção civil
Por causa das características de Isolamento Térmico e Isolamento Acústico, os três materiais são usados entre as placas de drywall, forros e entre telhas metálicas ou mesmo entre a laje e o telhado de residências.
Os revestimentos podem ser aplicados entre paredes de alvenaria no perímetro de construções. A Lã de Rocha também é encontrada nas portas corta-fogo em edifícios, proteção de shafts ou escadas. A Lã de Rocha pode suportar temperaturas acima de 200ºC, por isso é largamente usada para a proteção passiva contra incêndio em estruturas metálicas evitando colapso em caso de incêndio.
Em indústrias
A Lã de Rocha e a Lã de Vidro podem ser utilizadas na indústria no sentido da conservação de energia (térmica) e também para a segurança de trabalhadores em áreas onde há irradiação de calor.
Por exemplo, uma caldeira na indústria de alimentos precisa ser revestida de Lã de Rocha para aperfeiçoar o seu funcionamento mantendo a máxima eficiência na produção de calor para o processo produtivo. Bem como a tubulação que sai da caldeira e leva o calor até a área de cozimento, aquecimento, torrefação ou secagem de alimentos. Tanto a caldeira como a sua tubulação recebem revestimento com chapas de alumínio para a proteção do Isolamento Térmico.
Enfim, ambos os materiais possuem propriedades acústicas! Lembre-se de analisar com cuidado cada revestimento para cada tipo de projeto, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe comercial que nos iremos ajuda-lo !
Acesse nosso site e verifique o custo de cada material: www.artesana.com.br