Ambos visam proporcionar conforto acústico aos usuários tornando os ambientes mais saudáveis e adequados, mas, ao contrário do que muitos pensam, há uma grande diferença entre absorção sonora e isolamento acústico.
Isolamento Acústico
É a técnica utilizada para não deixar passar o som de um ambiente para outro, através do uso de diversos materiais, que consigam amortecer e dissipar a energia sonora. Outro fator que influencia no isolamento é o fato de não se usar apenas uma barreira, mas criar uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. O uso de paredes duplas, janelas com vidros duplos ou a combinação de materiais de diferentes densidades são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.
Absorção Acústica
É o fato de se absorver o som para ele não ser refletido, anulando sua reverberação. Em muitos ambientes fechados esta reverberação deve ser anulada, ou no mínimo controlada, para se ter um bom conforto acústico. Para isso, deve se utilizar materiais porosos e leves (mantas, tecidos, espumas acústicas, tapetes, etc). Estes materiais dificultam a reflexão do som nas paredes, anulando-o principalmente nas médias e altas frequências.
Para salas de cinema ou restaurantes, é interessante se ter muita absorção do som, para deixá-lo mais claro possível. Em salas de espetáculos, teatros, e estúdios, é necessário projeto específico de acústica, para não se absorver som demais, deixando a sala “morta” acusticamente.
Na Artesana você encontra diversos produtos para o tratamento acústico dos ambientes.