Termo cada vez mais utilizado no segmento da construção, o retrofit nada mais é do que o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado. É revitalizar e atualizar uma construção visando aumentar a vida útil do imóvel, incorporando tecnologia e materiais de qualidade avançada com o simples objetivo de valorizar a unidade. É customizar preservando o que há de bom na construção existente e adequá-la às exigências atuais. Não se trata de uma reconstrução, pois, deve-se manter as características intrínsecas ao bem retrofitado, preservando a memória do local.

Esta técnica foi desenvolvida na Europa a fim de preservar o patrimônio histórico formado pela grande quantidade de edifícios antigos. Nos Estados Unidos esta técnica também de amplamente utilizada permitindo uma nova utilização do imóvel e ainda por cima mantendo o rico acervo arquitetônico. Muitas vezes, este processo acaba sendo um pouco mais caro se comparado ao processo de demolir/reconstruir, porém, seu custo é pouco se comparado ao valor de preservar a história. No entanto, quando devidamente projetado e executado aumenta a vida útil do edifício e diminui custos com a manutenção.

O retrofit, no sentido de renovar, busca a eficiência pelo uso doa melhores materiais/produtos do que existentes no mercado. Sendo assim, a construção a seco torna-se uma grande aliada neste processo uma vez que elimina o impacto negativo causado ao meio ambiente, juntando dois conceitos em alta no momento, o Retrofit à Sustentabilidade. Além disso, garante flexibilidade aos projetos.

Piso vinílico, forro mineral, Drywall, Steel Frame, brises metálicos, proporcionam flexibilidade a projetos e revitalizam qualquer ambiente. Abuse da sua imaginação!

 

 

Entendendo o conceito Retrofit

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagem Relacionada: