Foi aberto para visitação o programa Ocupação Vilanova Artigas em comemoração ao trabalho e vida de João Batista Vilanova Artigas, um dos principais arquitetos do modernismo brasileiro cujas obras são associadas ao movimento arquitetônico conhecido como Escola Paulista. No entanto, seus interesses e conhecimentos transcendiam a arquitetura, tendo seu nome relacionado a campos magistério, política e cultura.
Com uma visão única sobre a arquitetura com base na convicção de de que a arquitetura tem uma função social e de que a profissão nasce do vínculo entre arte e técnica – um projeto, um “desenho”, é tanto funcional quanto expressivo e na integração das construções com a cidade, a tal ponto que suas obras ainda apresentam uma grande preocupação com o indivíduo e o local de inserção. Além de ter sido essencial para o desenvolvimento do urbanismo brasileiro e reconhecido internacionalmente. Como educador defendia uma formação específica e multidisciplinar para o aluno de arquitetura, não mais ligada à engenharia.
É responsável por grandes clássicos da arquitetura nacional, das quais podemos destacar o edifício da FAU-USP, o Estádio do Morumbi, a antiga rodoviária de Londrina, além de muitos outros.
Quer saber o que significa pensar a arquitetura a partir de uma ótica humanista? Confira todos os horários e eventos no site do Itaú Cultural.