Na correria do dia a dia acabamos esquecendo que algumas pequenas atitudes podem ser essenciais para nossa segurança e até mesmo para a saúde. Por isso listamos algumas dicas a serem sempre relembradas.
1 – Mesmo sendo um equipamento relativamente pequeno e da fácil operação, a furadeira pode torna-se um grande inimigo caso não seja utilizada da forma correta, qualquer descuido pode provocar graves acidentes. A furadeira deve ser pega com firmeza e a broca deve ser mantida longe dos dedos e utilizando, quando possível, a empunhadura. A postura correta também é essencial, os pés devem ser mantidos afastados e o braço alinhado ao corpo da furadeira.
2 – Pode parecer exagero, mas não é difícil uma pessoa deixar equipamentos perigosos, como a serra de corte de bancada, ligados por descuido. Uma pessoa distraída pode encostar deste equipamento causando ferimentos gravíssimos, por isso o uso da coifa protetora é imprescindível.
3 – Quanto mais alto, maior o tombo. Esta frase deve ser lembrada quando se trata de andaimes. Os cuidados nos andaimes fachadeiros devem ser redobrados a medida na qual ficam mais altos, pois sua a altura esta proporcionalmente ligada a sua estabilidade. A estrutura provisória deve sempre ser fixada à fachada usando os cabos que resistam a forças horizontais. Os pontos de fixação na parede e os espaçamentos devem ser indicados no projeto.
4 – Instalações elétricas mal feitas oferecem grande risco de choque aos trabalhadores de obras. As instalações devem ser feitas seguindo todas as regras e normas de segurança.
5 – Mesmo para efetuar cortes rápidos com a serra circular ou outras ferramentas de corte ou furo, os equipamentos de segurança são indispensáveis. Máscaras contra o pó, óculos para proteção contra fragmentos, protetor eluvas são essenciais para a proteção do trabalhador.
6 – Os equipamentos de segurança devem ser utilizados de forma correta e não apenas para fingir que estão sendo utilizados. Os chapéus devem estar devidamente encaixados à cabeça, as luvas devem ser colocadas corretamente, os protetores auriculares devem ser colocados de forma que proteja os ouvidos, etc. Eles não foram desenvolvidos para atrapalhar o trabalho e sim para prover segurança aos funcionários.