Saiba Tudo sobre Placa Cimentícia para Steel Frame

parede feita com placa cimentícia

As placas cimentícias são uma opção de fechamento muito comum para construção steel frame. Como esse método ainda está crescendo no mercado brasileiro, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a placa cimentícia e sua utilização. Nesse artigo, trazemos informações para agregar mais conhecimento sobre esse tipo de placa.

Quando a placa cimentícia é impermeabilizada, é indicada para aplicar como divisão de ambiente interno ou fechamento de fachada em áreas externas

Se aplicada sem nenhuma cobertura, pode valorizar o ambiente trazendo o aspecto natural do cimento. No entanto, uma parede de placa cimentícia está apta a receber revestimentos diversos, como pintura, texturas, cerâmicas e muito mais.

Composição da placa cimentícia para steel frame

A placa cimentícia é cuidadosamente fabricada para suportar os efeitos da exposição externa, garantindo segurança e durabilidade. Por isso são desenvolvidas com uma tecnologia exclusiva de cimento reforçado com fio sintético (CRFS), que não utiliza amianto. Essa é uma mistura homogênea de cimento, aditivos naturais, celulose e fios sintéticos de polipropileno. 
Depois disso, recebe um tratamento que traz a impermeabilização da placa, protegendo contra a umidade. Além disso, possui estabilidade dimensional e flexibilidade, garantindo a qualidade da sua obra.

placa cimentícia para steel frame

Por isso, as placas apresentam um excelente desempenho técnico, com a vantagem de ser incombustível e contribuir para o tratamento termoacústico, isolando temperatura e ruídos. 

Onde usar esse tipo de placa?

Existem várias possibilidades de uso para as placas constituídas de cimento, e boa parte delas está relacionada aos componentes do sistema steel frame.

Um exemplo disso é a parede de placa cimentícia, que pode ser uma parede externa ou interna. Também pode ser usada em fachadas, sidings, platibandas e mais.

Em relação às técnicas de construção moderna, oferecem versatilidade em aplicações em paredes curvas, paredes diafragma, sinalizações e fundo para luminosos, enclausuramento de estruturas (metálicas/concreto), beirais e oitões, brises, shafts e muitas outras.

A placa cimentícia para steel frame é adequada para receber revestimentos variados, como mencionamos acima. Por isso, não traz limitações em relação ao estilo arquitetônico ou acabamentos disponíveis no mercado.

Com isso a placa cimentícia se mostra um fechamento de obra muito versátil, eficiente e seguro.

Recomendações de Instalação

Para assegurar a eficiência das placas na construção, a instalação da placa cimentícia é composta por estrutura metálica formada por guias Steel Frame (peças horizontais fixadas no chão e teto) e montantes Steel Frame (peças verticais com espaçamento apropriado), que são colocados no interior das guias.

Depois que a estrutura fica pronta, o próximo passo é seguir com a instalação dos componentes elétricos, hidráulicos, seguindo sempre o projeto desenvolvido. Por fim, é realizado o fechamento da parede de placa cimentícia e tratamento das juntas.

No entanto, existem alguns pontos de atenção nesse sistema de construção a seco.

  • Siga a recomendação do fabricante em relação aos sistemas, componentes padronizados e método de instalação;
  • Utilize apenas revestimentos específicos para placas cimentícias, garantindo acabamento perfeito;
  • Muita atenção com o tratamento das juntas. As placas dilatam, expandindo no calor e encolhendo no frio, por isso é indicado o uso de fita e massa que possuam elasticidade impedindo que ocorram rachaduras;
  • A fixação dos parafusos nos cantos deve seguir as distâncias de 5 cm e 10 cm das bordas. Essas medidas devem ser invertidas na placa seguinte, segundo orientação horizontal e vertical para que os parafusos fiquem desencontrados. Os demais parafusos deverão ser fixados a cada 30 cm em todos os montantes, facilitando o travamento da placa à estrutura;
  • Deve se respeitar o espaçamento de 3 mm entre uma placa e outra, para permitir a dilatação das juntas;
  • A instalação exige mão de obra treinada e com os cálculos feitos por engenheiros ou projetistas especializados.

Além disso, para que os trabalhadores estejam seguros na obra, é essencial usar os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e óculos de proteção.

construção que utiliza parede de placa cimentícia

Vantagens da Placa Cimentícia

Agora que você conhece mais sobre o uso das placas, vale ressaltar que elas são uma excelente opção para sistemas de construção seca. O uso de placas cimentícias pré-fabricadas permite cronogramas mais bem definidos devido a sua agilidade, menos geração de entulho, ganho de área útil e menor sobrecarga nas fundações e lajes.

Confira a lista de vantagens de optar por esse fechamento:

  • Produto sem amianto, 100% reciclável;
  • A composição de cimento, fios sintéticos e fibras celulósicas é perfeitamente ecológica;
  • Resiste à umidade;
  • Resiste a impactos devido aos fios sintéticos;
  • Sua matriz cimentícia não favorece o desenvolvimento de cupins e microorganismos;
  • Incombustível;
  • Elevada durabilidade;
  • Flexibilidade para compor superfícies curvas;
  • Bom isolamento termoacústico devido a sua baixa condutibilidade térmica e à densidade do material;
  • A superfície das placas permite aplicar diversos tipos de acabamento.

Para escolher a melhor placa, existem alguns fatores para considerar, como local de instalação e condições do ambiente.

É importantíssimo verificar se as placas são livres de amianto, pois este componente pode causar sérios danos à saúde das pessoas com o passar do tempo.

Medidas e Onde Comprar Placa Cimentícia

Você pode comprar as placas cimentícias em lojas de construção civil especializadas, seja num estabelecimento físico ou e-commerce.

A vantagem de comprar online é a praticidade e autonomia para montar seu orçamento. Você pode se informar sobre os produtos e adquirir a matéria-prima necessária para execução da obra.
Em relação aos tamanhos disponíveis de placa cimentícia impermeabilizada, varia de acordo com a marca. Na loja Artesana você encontra placas da Brasilit, cujas aplicações são as seguintes:

EspessuraCompri-mentoLarguraPeso placaPeso p/m²Aplicações
8 mm*2,00 m
2,40 m
3,00 m
1,20 m
1,20 m
1,20 m
32,6 kg
39,2 kg
49,0 kg
13,6kg
13,6 kg
13,6 kg
Paredes internas em áreas secas e úmidas, revestimentos de paredes comuns ou em subsolos.
10 mm*2,00 m
2,40 m
3,00 m
1,20 m
1,20 m
1,20 m
40,8kg
49,0 kg
61,2 kg
17,0 kg
17,0 kg
17,0 kg
Utilizadas para áreas secas e úmidas, internas e externas. Ideais no fechamento externo em sistemas steel ou wood framing e isolamentos termoacústicos.
12 mm*2,40 m
3,00 m
1,20 m
1,20 m
58,8 kg
73,5 kg
20,4 kg
20,4 kg
Para uso interno na compatibilização com o Drywall ou em fechamentos internos ou externos que necessitem de maior espessura por questões estéticas ou físicas específicas.

* Placas disponíveis com bordas longitudinais rebaixadas para junta invisível. 

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

DominoQQ poker qq DominoQQ POKER QQ Pkv Games PKV Games bandarqq BandarQQ pkv games pkv BandarQQ Poker QQ PKV Games Slot Raffi Ahmad bandarqq pkv games PKV Games PKV Games Poker QQ AbangQQ LonteQQ DominoQQ pkv Taruhan Bola Euro GB777 BandarQQ PKV Games DominoQQ Poker QQ Bonus New Member DominoQQ Slot1131 GB777 Judi Bola Mix Parlay Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad Aduq gb777 ying77 GB777 Slot Thailand Bonus New Member Bgibola Robopragma Slot1131
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot-login https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=togel-up https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-dana https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-ovo https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-qris https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bca https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mandiri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bang-jago https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-5k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-15k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-20k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-25k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-tanpa-potongan https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-indosat https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-telkomsel https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-xl https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-777 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=depo-25-bonus-25 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-x2-x4-x6 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong-ways-2 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-princess-starlight https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-olympus https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pyramid https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-scatter-hitam https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-kamboja https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-thailand https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-filipina https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-russia https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-jepang https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-amerika https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-platinum https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=platinum-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=judi-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bola-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet-wap
judi bola euro 2024 parlay situs mix parlay euro 2024 sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games bandarqq