Em parceria com o Itaú Cultural, a Fundação Oscar Niemeyer anunciou que diversos croquis e desenhos originais pertencentes a 342 projetos do arquiteto começarão a ser digitalizados a partir deste mês. No total serão disponibilizados na internet 8.927 documentos produzidos pelo arquiteto entre 1938 e 2005.
O diretor de licenciamento da fundação e bisneto do arquiteto, Carlos Ricardo Niemeyer, considera este projeto um registro de uma forma de trabalhar que aos poucos foi substituída pelo uso de softwares e ferramentas digitais, além de mostrar o processo criativo deste incrível arquiteto. O diretor diz também que esta ideia só aconteceu agora, pois seu bisavô, falecido no ano passado, tinha mais interesse em divulgar os projetos nos quais estava trabalhando no momento.
Este acervo contará com projetos realizados e também com aqueles que, infelizmente, ainda não como um aeroporto em Brasília (DF) e um complexo para o Maracanã (RJ). Estima-se que a primeira fase deste projeto levará aproximadamente 4 meses para ser concluída.
Além da digitalização, os croquis e projetos deste exímio arquiteto servirão como base para uma exposição em junho de 2014 em São Paulo.
Relembre algumas das obras deste arquiteto figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna: