Tendência que veio pra ficar

As placas cimentícias vêm cada vez mais sendo utilizada na construção civil. No entanto, ela tem várias outras aplicações além do steel framing. Seu uso vem chamando a atenção em aplicações em fachadas devido ao seu efeito estético. Isso por que suas principais características estão ligadas à durabilidade do material em si, resistência a impactos e à umidade, baixo peso estrutural, incombustibilidade e diversidade de acabamentos. Em geral, produzidas com uma mistura de fibras naturais e cimento portland, com reforço em fios sintéticos e recebem uma camada de tratamento impermeabilização por imersão, tornando-as ideais para uso externo.

É de se espantar que este sistema não seja uma novidade no mercado brasileiro, na década de 70, este produto já havia sido produzido no país, quando usavam amianto para sua produção. Hoje, este produto fora proibido devido suas propriedades cancerígenas, tornando-o totalmente inofensivo à saúde. A cada dia o mercado vem acreditando mais no produto e descobrindo os benefícios de se construir de maneira rápida e limpa. Mesmo disponível há tanto tempo no mercado, ainda sim a placa cimentícia ainda enfrenta grande resistência de alguns especificadores e a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para a execução do sistema.

No mercado existem diversos tipos de placas, para diferentes aplicações. É necessário ficar atento às indicações de cada fabricante aos usos, por exemplo, existem espessuras mínimas que devem ser observadas que variam com seu emprego em áreas internas ou externas. Outro ponto que devemos nos atentar é quanto às recomendações de fixação, distâncias da estrutura e outros detalhes.

Seja qual for a sua aplicação, o projeto deve requer cálculos estruturais, necessitando supervisão de engenheiros ou arquitetos habilitados, assim como a mesma que sua instalação requer mão de obra especializada, tanto para uma leitura de projeto quanto para a uma execução precisa.

Muito se questiona quanto aos custos em comparação à alvenaria convencional, se levarmos em conta que a economia de tempo de execução que pode chegar a 30% menos no sistema Steel Framing, é possível notar que o metro quadrado deste sistema chega a ser bem mais vantajoso.

Fique atento à esta tendência.

Tendência que veio pra ficar

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagem Relacionada: