Papo de Prancheta: Restauração do Teatro Cultura Artística



No episódio de estreia do Papo de Prancheta, o podcast da Artesana dedicado a construção a seco, recebemos o engenheiro Adriano Kmita e a arquiteta Fernanda Brito, representando a HTB, construtora responsável pela obra de restauração e revitalização do famoso Teatro Cultura Artística em São Paulo, na qual a Artesana foi responsável pela execução da obra e fornecimento de materiais.

Inaugurado em 1950, o teatro é considerado um marco cultural da cidade de São Paulo, sendo tombado nas três esferas: federal, estadual e municipal. Infelizmente, em agosto de 2008, sofreu um incêndio parcial, comprometendo sua estrutura e levando o mesmo a ser interditado.

incêndio do teatro cultura artística
Incêndio em Agosto de 2008.


Para a realização da obra de restauração do Cultura Artística, o escolhido foi o Grupo HTB, que possui mais de 50 anos de atuação no Brasil, acumulando vasta experiência nos mercados privados de edificações, industrial e infraestrutura e com atuação também nos demais países da América Latina.

Confira algumas das principais questões abordadas ao longo do episódio:

Quais foram os principais motivos da contratação da Artesana pela HTB?

O Grupo HTB já possuía conhecimento da expertise da Artesana no mercado de construção a seco. Como pontuado por Adriano Kmita, antes da apresentação  da proposta, o levantamento e estudo do projeto por parte da Artesana foi essencial. 

Acreditamos que a importância de possuir um conhecimento profundo da obra juntamente ao cliente resulta em uma boa execução.

Qual foi o principal desafio do projeto para a HTB? 

O projeto de revitalização do Teatro foi realizado em duas partes, sendo que a HTB participou apenas da segunda, e para a empresa foi o fato de que na obra havia uma área de restauro que deveria permanecer intacta, o que limitou muitas tomadas de decisão referentes à estrutura.

Além disso, a região central de São Paulo onde se encontra o Teatro foi um grande empecilho, pois toda a obra ficava ocupada por material, sem espaço para estocagem, impactando diretamente no processo logístico. Sendo assim, o escopo da Artesana foi parte da Curva A de contratação, devido ao grande volume de material e alta demanda na utilização de Drywall.

Quais foram as tipologias utilizadas no Teatro Cultura Artística?

Apesar do nome da obra ser Teatro Cultura Artística, todo o projeto foi pensado visando a parte acústica para uma sala de música. Desta maneira, foram utilizadas até 12 tipologias diferentes para que houvesse tanto conforto, quanto isolamento acústico. Para se ter uma breve ideia, houveram paredes de alvenaria seguidas de drywall, blocos estruturais preenchidos com argamassa dentro e até paredes de drywall com 4 chapas.

Sala de concerto.

Conheça os principais espaços do Teatro Cultura Artística.

O Teatro Cultura Artística é composto por uma sala de concertos, um foyer e 11 salas de prática para aulas, sendo que essas possuem estruturas de paredes completamente específicas, e com blindagem acústica composta por mantas, fechamento em gesso, forro modular acústico e portas metálicas.

Além disso, a sala de concerto possui uma estrutura metálica com uma junta de dilatação que a separa dos demais ambientes, de forma que até mesmo se uma britadeira fosse ligada ao lado de fora da sala, o som seria imperceptível.

visão geral do teatro cultura artística.
Visão geral dos ambientes do Teatro Cultura Artística

A importância da sinergia entre a Artesana, como prestadora de serviços e a HTB.

A boa relação entre a Artesana e a HTB foi essencial para a execução do projeto, pois os conhecimentos e técnicas de quem realmente vive a construção a seco tornaram tudo muito mais fácil, como por exemplo em momentos que foi necessário desenvolver amostras e mockups para analisar na prática como os materiais realmente se comportariam.

Outro ponto relevante e de destaque foi a ótima relação entre engenheiros, arquitetos, encarregado de obra e montadores, devido ao volume essa sinergia foi extremamente importante para que o projeto fluísse.

Por fim, para nós da Artesana, participar da obra de restauração do Teatro Cultura Artística foi um verdadeiro privilégio, adquirindo mais conhecimentos e saindo ainda mais fortalecidos. O fato de que a filosofia de trabalho da HTB vai de encontro com a nossa, prezando sempre pela qualidade e excelência, tornou essa experiência ainda mais enriquecedora.

Papo de Prancheta: Restauração do Teatro Cultura Artística

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagem Relacionada: