Os resíduos em obras são gerados em diversas etapas de uma construção, seja na instalação do canteiro, seja uma manutenção ou reformas. Estima-se que 42% a 80% da origem dos resíduos de construção no Brasil estejam diretamente ligada a estas atividades. Uma redução na produção de resíduos significa uma redução em perdas – em dinheiro e no impacto ambiental – e simples medidas podem ser adotadas a fim de conter a produção deste entulho.
A geração de resíduos durante a fase de construção é decorrência das perdas nos processos construtivos. Este fato é notado quando percebemos as grandes variações nas perdas ocorridas em canteiros de obras de diferentes empresas com nas mesmas tecnologias e até mesmo em canteiros da mesma empresa. Isso apenas reforça que aperfeiçoamento de projetos, seleção de materiais, utilização de ferramentas adequadas, melhoria das condições de estoque e transporte resultam em uma melhor gestão de processos, evitam gastos desnecessários e colaboram com meio ambiente.
Outro fator que pode colaborar nesta redução são as mudanças tecnológicas. Em processos de incorporação de instalações em paredes de alvenaria, por exemplo, exige a quebra de um pedaço da parede e sua reconstrução com argamassa, o que gera um grande volume de lixo. Por que não substitui-lo pelo Drywall que reduz as perdas em até 120%? A redução das perdas geradas na fase de construção é proporciona a geração de resíduos nas fases de manutenção e demolição, isso sem contar o potencial de reciclagem dos componentes deste sistema.
A geração de resíduos na fase de manutenção é também associada a outros fatores, que variam de correções patologias, reformas ou modernização de edifícios, até o descarte de componentes que tenham degradado e atingido o final da vida útil e por isso necessitam ser substituídos. A adoção de projetos que permitam modificações nos edifícios através da desmontagem e a reutilização dos componentes contribui com a redução de entulho, ainda aumentam da vida útil física dos diferentes componentes e da estrutura dos edifícios.
Não é possível mensurar o quanto exatamente a construção civil contribui para a geração de resíduos sólidos no Brasil, logicamente o peso destes resíduos é elevado, o que faz com que se destaque, no entanto não há dados o suficiente para afirmar que este seja “O GRANDE VILÃO” das estatísticas sobre produção de resíduos no país. Mas cabe a cada um fazer a sua parte para que juntos melhoremos a qualidade de vida para todos.