De acordo com a Sondagem Indústria da Construção divulgada no mês de julho pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de atividade da construção no mês de junho apresentou nova queda em comparação ao mês anterior. Em maio o índice ficou em 46,9 pontos caindo para 44,3 no mês seguinte.
Esta mesma pesquisa indicou que a Utilização da Capacidade de Operação (UCO) também teve queda, passando de 69% para 68% e a retração do número de empregados foi disseminada entre as empresas em junho. Vale lembrar que o quadro de funcionários da construção não expande desde o mês de abril.
Dentre os principais problemas apontados pela pesquisa estão os relacionados ao crédito, destacando-se o acesso ao crédito que foi considerado difícil.
Uma sondagem realizada com 522 empresas no período de 1 a 12 de julho aponta que mesmo com o cenário atual os empresários da área estão pouco otimistas. Há expectativa para o aumento de atividade nos próximos seis meses com indicador na casa dos 54,6 pontos. Mesmo esperando uma evolução, este índice ainda é o menor da série.
Os índices são medidos em uma escala que varia de 0 a 100 e valores abaixo de 50 pontos indica, queda na atividade.
Clique aqui e confira a pesquisa da sondagem na íntegra sobre as empresas.