Mesmo com o problema de abastecimento de água em São Paulo devido à falta de chuvas associada à falta de iniciativas preventivas, muitas pessoas ainda continuam desperdiçando água. É estritamente necessário que nos conscientizemos que sem ela não há vida e que apesar da Terra ser o planeta água, apenas uma pequena parcela dela é doce, ou seja, conseguimos utilizar.
Além de esperar que medidas sejam tomadas pelos governos, precisamos mudar nossos hábito e começarmos a perceber que simples atitudes podem ter grandes resultados. Veja como você pode colaborar:
No banheiro:
- Cantar no chuveiro é uma delicia, mas você já parou para pensar o quanto de água é desperdiçada durante a cantoria? A cada minuto com o chuveiro ligado são gastos de 3 a 9 litros de água, por isso tome banhos rápidos e desligue o registro enquanto se ensaboa ou lava os cabelos.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Mantendo a torneira aberta pode consumir até 2,4 litros de água por minuto.
- Lembre-se o vaso sanitário não é lixeira e nem cinzeiro. Acionar a descarga por 6 segundos gasta até 14 litros de água. Verifique também se o mesmo não está com vazamentos.
Na cozinha:
- Antes de lavar a louça, jogue os restos de comida das panelas e pratos no lixo. Outra dica é deixar as louças de molho para facilitar a lavagem.
- Feche a torneira enquanto ensaboa as louças, tornando a abri-la apenas para o enxague.
- Se você tem máquina de lavar-louças, ligue-a apenas quando ela estiver completa.
Na lavanderia:
- Utilize a máquina de lavar apenas quando ela estiver cheia, se possível reduzindo o uso para no máximo 3 vezes por semana.
- Reaproveite a água usada para lavar as roupas para limpar o chão da cozinha, área de serviço e quintal.
Nas áreas externas:
- Não utilize mangueira para lavar as calçadas, passe vassoura para retirar o lixo e utilize balde para enxagua-las.
- Regue as plantas com o auxilio de regadores e nos horários mais frescos.
- Para lavar os carros, utilize baldes com água.