Por que utilizar o piso vinílico?

Uma ótima maneira de trocar o piso de um ambiente sem passar por todo transtorno de uma obra é optar pelo piso vinílico. Com este tipo de piso, você não terá que se preocupar com o barulho, poeira, azulejos quebrados e outros, incômodos que logo vem à cabeça quando pensamos em uma pequena reforma.

Moderno e ecológico, é composto por uma mistura de PVC com minerais e somente deve ser instalado em ambientes fechados e cobertos. Seu uso não é indicado em áreas molhadas, pois os mesmos costumam descolar, manchar e apresentar bolhas por causa da água que se infiltra em ralos e cantos.

Possuem uma boa absorção acústica, não empenam e também não dilatam. Outras vantagens dos pisos vinílicos é que não absorvem calor, são antiderrapantes, antialérgicos, anti-chamas e de fácil limpeza. Podem ser encontradas em três formatos diferentes: manta, placa e régua, e em diversas cores e estampas as quais podem ser muito fiéis aos pisos de madeira garantindo a elegância em seu ambiente. Este revestimento permite que seja cortado possibilitando a criação de diversos desejos para serem aplicados no chão.

 Preparemos um pequeno manual onde você pode esclarecer algumas dúvidas e conhecer um pouco mais deste revestimento.

  • De que são feitos os revestimentos vinílicos?

O piso vinílico é produzido com resina de vinil (PVC), sua superfície é texturizada e estampada, de modo a imitar outros acabamentos. Já o revestimento de linóleo é biodeagradável, inteiramente produzido de matérias-primas naturais e renováveis, como juta e óleo de linhaça.

  • O piso vinílico possui algum tratamento?

Antes de sair da fábrica, o revestimento vinílico passa por um tratamento com resina de poliuretano (PU ou PUR). Já os revestimentos em linóleo passam por um tratamento a base se cera ou resina.

 

  • Qual a diferença entre PU e PUR?

No sistema PU o piso recebe uma camada fina de verniz para criar uma camada de proteção inicial nele. No sistema PUR esta camada de proteção é mais reforçada devido às várias camadas de verniz que são passadas tornando-a mais resistente.

  • Quais pontos devo levar em consideração antes da colocação?

Deve-se sempre se observar se o contrapiso esta seco, firme, nivelado, com baixa porosidade e desempenado, caso contrário o revestimento pode vir a ficar marcado devido a grande flexibilidade do material. Após certificar-se que todos os pontos citados anteriormente foram previamente avaliados, deve-se aplicar uma massa niveladora feita de cimento e cola PVA, desta forma você estará preparando para receber o adesivo.

  • Qual o procedimento ideal para medir a umidade do contrapiso?

O método mais prático para realizar a medição é colocando pedaços de plásticos de aproximadamente 40×40 espalhados pelo ambiente e aguardar 24 horas. Passado este período, retire o plástico e verifique se houve a formação de gotículas na face que ficou em contato com o contrapiso. A presença de umidade no plástico indica que o contrapiso ainda não está seco.

  •  Os pisos vinílicos podem ser aplicados sobre madeira?

Não se recomenda a instalação sobre madeira, ou seja, o ideal é que se faça a remoção do piso original. Pisos de madeira trocam umidade com o ambiente e ao aplicarmos o piso vinílico esta troca é impedida causando o seu empenamento ou até mesmo o seu apodrecimento.

  • Os pisos vinílicos podem ser aplicados sobre cerâmica ou porcelanato?

Eles podem ser aplicados sobre cerâmica ou porcelanato, no entanto será necessário preencher rejuntes que sejam mais fundos que 3mm e aplicar uma nova camada de concreto para regularizar toda a superfície.

  • Os pisos vinílicos podem ser aplicados em áreas molhadas?

Não se recomenda usar pisos vinílicos neste tipo de ambientes molhados os revestimentos vinílicos comuns e os linóleos costumam descolar, manchar e apresentar bolhas por causa da água que se infiltra em ralos e cantos.

  • Os pisos vinílicos podem ser aplicados em cimento queimado?

Para realizar a aplicação em uma base de cimento queimado deve-se primeiro fazer a ancoragem para criar sulcos no chão e em seguida aplicar a massa niveladora para que depois esta base receba o piso.

  • A colocação é feita sempre da mesma forma?

A forma com a qual o revestimento será aplicado dependerá do formato dele. Em geral, inicia-se a colocação das placas pelo no centro do ambiente seguindo para as extremidades.  Já as réguas devem ser alinhadas em uma das paredes e as mantas variam sua colocação de acordo com a paginação desejada. Independentemente do formato, todas serão coladas com adesivos específicos fornecidos ou indicadas pelo próprio fabricante.

  • É possível preservar o revestimento original?

Não é possível garantir a conservação do acabamento da base após a remoção da cola.

  • Como é feita a retirada da cola preta do contrapiso para aplicar outro produto ou mesmo um piso vinílico?

Não se deve utilizar produtos derivados do petróleo. A correta remoção é feita com o auxilio de uma espátula e com uma lixa grossa.

  • Como é feita a manutenção de pisos vinílicos e quais produtos posso utilizar?

O revestimento de poliuretano que o piso recebe na fábrica não permite a impregnação de manchas no piso. A manutenção do piso pode ser feita manualmente ou com o auxílio de máquinas, dependendo do tempo o qual o produto foi aplicado. Para uma limpeza mais superficial indica-se o uso de detergente neutro, já limpezas mais profundas devem ser feitas com o uso de removedores acrílicos e selador. A aplicação de cera é indicada para caso onde seja necessário dar brilho ao chão. O importante é sempre seguir as orientações do fabricante para uma conservação ideal.

  • Qual a diferença entre o adesivo betuminoso e adesivo acrílico?

Enquanto os adesivos betuminosos possuem base asfáltica, os adesivos acrílicos são a base de água.

  • Pode-se utilizar cola de contato na instalação do piso vinílico?

 Alguns tipos de pisos reagem à cola de contato fazendo com que surjam manchas e bolhas no piso. O ideal é consultar o fabricante do piso para verificar o qual cola é a mais indicada para o seu tipo de piso.

 

  • É aconselhável o uso de pisos vinílicos em danceterias?

É possível, entretanto há uma restrição quanto à queimaduras por pontas de cigarros acesas que podem queimar o chão. Neste caso, é preciso trocar a placa danificada. E é de extrema importância observar as instruções para limpeza e conservação.

  • Os pisos vinílicos riscam ou são resistentes a queimadora de cigarro?

Estes pisos podem sofrer danos ao se arrastar móveis e eletrodomésticos sem os mesmos estejam protegidos, ou por eventuais queimaduras por pontas de cigarro. Dependo do grau da abrasão, será necessária a troca da placa ou da régua. No caso da manta, a troca será mais complicada e o piso ficará com emendas.

A Artesana possui uma gama diversificada de cores e modelos de pisos vinílicos que certamente deixarão o seu projeto mais bonito. Confira!

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

DominoQQ poker qq DominoQQ POKER QQ Pkv Games PKV Games bandarqq BandarQQ pkv games pkv BandarQQ Poker QQ PKV Games Slot Raffi Ahmad bandarqq pkv games PKV Games PKV Games Poker QQ AbangQQ LonteQQ DominoQQ pkv Taruhan Bola Euro GB777 BandarQQ PKV Games DominoQQ Poker QQ Bonus New Member DominoQQ Slot1131 GB777 Judi Bola Mix Parlay Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad Aduq gb777 ying77 GB777 Slot Thailand Bonus New Member Bgibola Robopragma Slot1131
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot-login https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=togel-up https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-dana https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-ovo https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-qris https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bca https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mandiri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bang-jago https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-5k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-15k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-20k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-25k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-tanpa-potongan https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-indosat https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-telkomsel https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-xl https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-777 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=depo-25-bonus-25 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-x2-x4-x6 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong-ways-2 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-princess-starlight https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-olympus https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pyramid https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-scatter-hitam https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-kamboja https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-thailand https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-filipina https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-russia https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-jepang https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-amerika https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-platinum https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=platinum-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=judi-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bola-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet-wap
judi bola euro 2024 parlay situs mix parlay euro 2024 sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games bandarqq