Ao contrário do que muitos pensam, o sistema drywall possui diferentes tipos de aplicação. Apesar do tema ser recorrente em nosso blog, faremos um resumo mostrando as principais aplicações e os requisitos para especificação.
O sistema drywall é designado para a construção de paredes e forros, não havendo nenhuma restrição quanto ao tipo de local, pode ser utilizado em residências a escritórios, não deixando de lado estabelecimentos comerciais. Basta modular o desempenho às necessidades específicas de cada projeto por meio da combinação de diferentes materiais como tipo de perfil e isolantes minerais, por exemplo. No entanto, para realizar a especificação do projeto, não podemos deixar de lado as normas técnicas descritas na ABNT NBR 15.758:2009.
É imprescindível que todos os componentes do sistema cumpram com rigor o que está descrito nas normas técnicas, prevenindo assim qualquer tipo de patologia, assegurando o montador e o consumidor. A Associação Brasileira de Drywall recomenda atenção redobrada com a aquisição e aplicação dos perfis de aço galvanizado, estes devem seguir a risca as normas definidas na NBR 15.217:2009 – Perfis de Aço para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall – Requisitos e Métodos de Ensaio.
Componentes do Sistema Drywall:
Chapas de Gesso
Perfil de Aço Galvanizado
Parafusos
Massas
Fitas
Fixações
A fixação dos perfis metálicos nos elementos construtivos pode ser realizada de 3 formas:
- Buchas plásticas e parafusos com diâmetro de mínimo de 6mm;
- Rebites metálicos com diâmetro mínimo de 4mm;
- Fixações à base de ‘tiros’ com pistolas específicas para essa finalidade.
Já as fixações dos componentes dos sistemas drywall entre si se dividem em 2 tipos:
- Fixação dos perfis metálicos entre si (metal/metal);
- Fixação das chapas de gesso sobre os perfis metálicos (chapa/metal).
Normas Técnicas