Quando o assunto é construção civil, a segurança na obra e qualidade dos materiais é muito importante. Essa preocupação existe para manter seguras as pessoas que trabalham no local que está sendo construído e para todos que vão usufruir do espaço depois de pronto.
Por isso, existe o PBQP-H, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. Nessa iniciativa, as empresas e fornecedores da construção civil são incentivados a entregar seus produtos e serviços com qualidade.
Dessa forma, além de desenvolver as empresas nesse mercado, os clientes podem obter cada vez mais entregas com excelência e segurança.
O que é o programa?
O foco do PBQP Habitat é garantir dois pontos fundamentais para o setor de construção civil:
- A qualidade, segurança e durabilidade das obras;
- A produtividade do setor pela sua modernização.
A ideia é engajar todos os segmentos da cadeia produtiva, unindo forças em prol de soluções com maior qualidade e menor custo.
Sistemas para desenvolvimento do PBQP-H
Para que os ideais do PBQP sejam cumpridos, uma série de ações foram desenvolvidas, como os três sistemas de adesão voluntária por parte das empresas de construção civil.
- SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil: que garante a certificação de sistemas de gestão da qualidade de construtoras;
- SiMaC – Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos: que monitora a conformidade dos processos de fabricação, importação e distribuição dos materiais e sistemas construtivos;
- SiNAT – Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais: que avalia a inovação tecnológica em sistemas convenciais do setor.
Através desses sistemas, as empresas relacionadas à construção civil podem aderir e fazer parte desse desenvolvimento conjunto.
Além disso, empresas certificadas demonstram sua responsabilidade com a entrega aos clientes e ganham credibilidade. Isso é um sinal importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar em sua obra e para comprar os materiais.
SiMaC – Qualifica os Materiais e Componentes
Esse sistema foi criado para combater a não conformidade com padrões de fabricação, importação e distribuição de produtos.
Ele se aplica aos materiais, componentes e sistemas construtivos em que são exigidos cumprimentos das normas técnicas brasileiras segundo a ABNT.
Por isso, as empresas que quiserem passar por esse sistema, precisam produzir ou comercializar produtos que seguem as normas.
As vantagens desse programa está na contribuição com a credibilidade das empresas que investem em uma produção conforme, na disponibilidade de produtos normatizados para construtoras ou para o consumidor final.
Saiba mais sobre as principais normas de drywall e produtos normatizados.
SiNAT- Avalia a inovação em produtos e sistemas
Qualquer empresa construtora ou fabricante de materiais pode contribuir com o mercado ao desenvolver uma nova tecnologia. Porém, essa solução inovadora pode ainda não ter uma norma ABNT que avalie sua conformidade.
Para esses casos existe o SiNAT, que avalia e testa a conformidade das inovações tecnológicas do setor.
Qual a importância de conhecer esse programa?
Seja você um consumidor, fabricante, prestador de serviço ou distribuidor, é importante conhecer o PBQP e as normas de drywall. Só assim você entenderá se os produtos ou empresas com as quais você trabalha podem atestar a segurança e qualidade dos materiais.
Nós da Artesana prezamos por comercializar apenas produtos que atendem aos requisitos de conformidade e sempre com nota fiscal. Esse é um dos requisitos que cumprimos para garantir uma entrega de alta qualidade para nossos clientes.
Portanto, antes de escolher onde comprar ou quem contratar, consulte sua conformidade com os padrões técnicos.