O Steel Framing, derivado do Wood Framing, método construtivo norte-americano adotado entre 1810 e 1860 e o Light Framing, seu sucessor a partir da década de 90, ganhou espaço no Brasil devido suas características de construção rápida e industrializada.
O sistema Wood Framing ganhou espaço no século 19 devido a abundância de madeira e o déficit habitacional pelo qual o país estava passando. Já no século 20, as siderúrgicas norte-americanas inseriram no mercado o aço galvanizado para a produção dos frames metalizados, cuja resistência à corrosão é maior, com o objetivo de concorrer com os frames de madeira e gradualmente as estruturas de madeira passaram a ser substituídas por perfis leves de aço (Light Steel Framing).
Vantagens do Steel Framing:
- Segurança estrutural – as edificações se tornam bem mais leves se comparadas a uma construção feita com concreto, sem haver perda de resistência, pois a estrutura é assegurada pelo metal. Naturalmente, não são todos os tipos de aço que são adequados à estrutura de um edifício ou esta de acordo com a legislação, neste caso é sempre necessário recorrer à engenharia para escolha correta do tipo de perfil.
- Conforto – as construções com estrutura em aço distinguem-se no isolamento térmico e acústico e na regulação da humidade no ambiente. Assim, estes tipos de estruturas são cada vez mais populares em diversos países.
- Isolamento térmico – as habitações ficam protegidas contra variações de temperatura e de humidades oriundas do exterior, isso por que a estrutura de Steel Frameé completamente isolada do exterior por placas de poliestireno expandido, OSB e/ou placa cimentícias, vários centímetros de lã mineral e gesso cartonado.
- Isolamento acústico – As lãs minerais, utilizadas na cavidade interior das paredes, são eficazes no isolamento acústico, não só pela sua estrutura como também pela sua densidade. Nas paredes interiores, a utilização do gesso cartonado contribui para reduzir a transmissão do som. Nas exteriores, além do gesso numa das faces, há ainda que contar com o OSB e/ou Placas Cimentícias e ainda com o poliestireno expandido. As lãs minerais são também colocadas no espaço entre as vigas de piso, minimizando bastante os ruídos aéreos, vantagem que não é possível obter numa construção convencional.
- Equilíbrio da umidade no ambiente – em uma casa de Steel Frame são empregues materiais isolantes que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita condensações geradas até mesmo pela respiração. Além do fato de todas as paredes interiores serem revestidas a gesso cartonado que, sendo poroso, podem absorver o excesso de humidade para depois o devolver ao ambiente quando este estiver mais seco.
- Rapidez de construção – tendo em vista que os materiais usados na construção Steel Frame são mais caros com relação aos usados na construção convencional, é esta característica que torna economicamente acessível e competitiva esta solução construtiva.Evidentemente, o tempo e a mão de obra estão intimamente ligados ao custo final da obra.
- Ganho em tempo – é usual conseguir uma redução de metade do tempo necessário para a construção quando comparada com a construção convencional. Nas habitações com estrutura metálica poupa-se na mão de obra e investe-se na qualidade dos materiais básicos.
- Versatilidade na construção – o sistema construtivo Steel Frame possui ainda a vantagem de se adaptar a qualquer tipo de projeto. As características de resistência dos perfis usados permitem erguer edifícios com até três pisos acima do solo. Em casos de altura superior, poder-se-á empregar outro tipo de estrutura metálica, usando o ferro. O sistema pode também ser utilizado em outros tipos de construções tal como armazéns, fábricas, garagens, hangares, ou também a grandes obras de recuperação e reabilitação de edifícios antigos.
- Reabilitação urbana – os baixos pesos do aço e dos restantes dos materiais usados noSteel Frame tornam este método construtivo ideal para reabilitar ou remodelar edifícios antigos. Especialmente em certas zonas urbanas, algumas delas de difícil acesso como no centro histórico de certas cidades, a utilização de materiais mais leves reduz as dificuldades de transporte e elevação.
- Construção sustentável – o sistema Steel Frame pode sem dúvida, ser considerado uma construção sustentável, ou Green Building. Entenda o por quê:
- O baixo peso dos materiais reduz os meios de transporte, e o consequente consumo de combustível.
- O peso lançado sobre os solos, especialmente no caso de encostas ou terrenos instáveis, é extremamente reduzido.
- Também os ruídos de máquinas transportadoras e elevatórias são eliminados.
- Apesar das grandes dimensões dos mesmos, a utilização de sistemas de fixação mecânica, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores, a facilitada colocação de tubagens e condutores elétricos devido a não ser necessária a abertura de poços e ainda muitas outras técnicas fáceis e rápidas utilizadas nos edifícios LSF, diminuem consideravelmente a mão de obra e, consequentemente, o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos, diminuindo ruídos, constante movimento de veículos e outros impactos na vizinhança.
- Em toda a obra a água é praticamente desnecessária.
- Depois de pronta, a energia também é poupada devido ao bom isolamento do edifício. Visto que o gesso regula a umidade interior, contribui para um ambiente mais saudável.
- As estruturas Steel Frame podem ser reutilizadas.
- Todos os materiais usados na estrutura e no isolamento térmico de um edifício Steel Frame podem ser reciclados ou reaproveitados.