Eko House projeto brasileiro que concorrerá ao Solar Decathlon Europe 2012

O projeto Eko House da Saint Gobain juntamente com as marcas Brasilit, Isover, Placo e Cebrace estará participando em setembro em Madri na Espanha do Solar Decathlon Europe 2012, o projeto da casa é o concorrente brasileiro na competição que reuinirá  20 equipes de vários países.

A equipe brasileira no Solar Decathlon é coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo, com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina.

O projeto da casa envolve uma mistura entre a tradição brasileira e alta tecnologia, a casa brasileira se inspira no nativo Tupi-Guaranis, trazendo um jeito brasileiro de viver que retrata a  miscigenação cultural e adaptabilidade de seu povo às adversidades em diferentes climas brasileiros, viver em harmonia com todos os ciclos da natureza. O nome Ekó em tupi-guarani significa “vida” ou “modo de vida”.

A proposta estrutural da Casa Eko está sendo desenvolvida com base nas necessidades de eficiência, modularidade e transporte, para garantir a facilidade de montagem, os alunos optaram por um sistema de construção industrializada em painéis de madeira.

Os módulos são constituídos de uma estrutura de vigas de madeira e pilares, painéis OSB e cabos de aço protendido, sendo que as paredes e lajes são isolados com lã de vidro.

A facilidade de montagem e desmontagem, bem como a estabilidade estrutural durante o transporte e de elevação foram aspectos decisivos para escolher esta opção estrutural.

A relação da Eko House  com a cultura indígena destaca a integração entre a vida humana e da natureza, reforçando a relação com os ciclos naturais, em oposição à idéia da casa como uma separação entre o homem eo ambiente natural.

As varandas da casa, mudam ao longo do dia e do ano para se adaptar aos diferentes usos e condições meteorológicas.

Toda a energia utilizada para o funcionamento da Eko House  é obtido através de painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em eletricidade.

O desenvolvimento do projeto da Eko House  demonstra que os sistemas de informação podem atuar como gestores da informação, além de possibilitar a integração dos sistemas da casa. Por exemplo, com uma pequena estação meteorológica no exterior da casa e o controlo interno de

A Isover forneceu os produtos:

Feltro em Lã de Vidro Feltro com 200mm de espessura para instalação em lajes e nas paredes 75mm alem do produto VARIO para barreira de vapor, resultando em um sistema com barreira isolação térmica e acústica e economina de energia.

A Brasilit forneceu a Placa Cimentícia Impermeabilizada:

A Placa Cimentícia Impermeabilizada Brasilit foi especificada principalmente pelo fato de ser um material que permite movimentações sem comprometer a integridade do material. Essa é uma característica fundamental para a casa, pois tendo em vista a necessidade de transportabilidade do protótipo, foi necessário utilizar materiais que se comportem de forma positiva a essa característica.

O protótipo utiliza painéis estruturais em madeira com isolamento térmico incorporado, dessa forma, todas as instalações devem ser externas a esse painel estrutural. Como forma de proteger as instalações e dar acabamento a casa, foram utilizadas placas cimentícias externa e internamente. Em ambas as situações as instalações devem ser facilmente acessíveis para uma possível manutenção. Dessa forma, foi desenvolvido um sistema de encaixe que permite fácil acesso à camada de instalações.

Esse sistema é basicamente composto por um quadro metálico em aço zincado onde a placa cimentícia é colada. Esse quadro compõe o painel de revestimento externo e interno da casa. As placas cimentícias foram fixadas na estrutura da casa, formada por perfis em aço zincado dobrado com encaixes cortados a laser.

O acabamento final externo é o da própria chapa cimentícia. Internamente, as chapas irão receber uma pintura branca, especificação proveniente das simulações de iluminação realizada.

Abaixo segue algumas fotos das placas após o corte (cortamos em diferentes tamanhos para a composição da fachada); coladas nos quadros metálicos; e fixadas na estrutura de madeira.

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Postagem Relacionada:

DominoQQ poker qq DominoQQ POKER QQ Pkv Games PKV Games bandarqq BandarQQ pkv games pkv BandarQQ Poker QQ PKV Games Slot Raffi Ahmad bandarqq pkv games PKV Games PKV Games Poker QQ AbangQQ LonteQQ DominoQQ pkv Taruhan Bola Euro GB777 BandarQQ PKV Games DominoQQ Poker QQ Bonus New Member DominoQQ Slot1131 GB777 Judi Bola Mix Parlay Slot Toto Slot 77 Slot Gacor 4D Bonus New Member Robopragma Slot Ovo PG Soft Login Slot Indosat Slot Raffi Ahmad Aduq gb777 ying77 GB777 Slot Thailand Bonus New Member Bgibola Robopragma Slot1131
https://117.18.0.18/ https://202.95.10.186/
https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-slot-login https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mpo-play-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=togel-up https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-dana https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-ovo https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-qris https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bca https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mandiri https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bang-jago https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-5k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-15k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-20k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-depo-25k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-10k https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-tanpa-potongan https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-indosat https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-telkomsel https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pulsa-xl https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-777 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bonus-new-member-100 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=depo-25-bonus-25 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-bonus-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-x2-x4-x6 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-to-rendah https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-mahjong-ways-2 https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-princess-starlight https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-olympus https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-pyramid https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-scatter-hitam https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-kamboja https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-thailand https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-filipina https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-russia https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-jepang https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-amerika https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-platinum https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=platinum-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-gacor-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-slot https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=toto-4d https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=slot-hoki-resmi https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=judi-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-bola https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=bola-toto https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=mix-parlay-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=agen-euro https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet https://ibgadgetstore.id/hp/?tunnel=sbobet-wap
judi bola euro 2024 parlay situs mix parlay euro 2024 sbobet88 bandar bola euro 2024 dominoqq bandarqq bandar qq situs bandarqq id pro bandarqq pkv games pokerqq slot gacor dominoqq pkv games bandarqq