O projeto Eko House da Saint Gobain juntamente com as marcas Brasilit, Isover, Placo e Cebrace estará participando em setembro em Madri na Espanha do Solar Decathlon Europe 2012, o projeto da casa é o concorrente brasileiro na competição que reuinirá 20 equipes de vários países.
A equipe brasileira no Solar Decathlon é coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo, com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina.
O projeto da casa envolve uma mistura entre a tradição brasileira e alta tecnologia, a casa brasileira se inspira no nativo Tupi-Guaranis, trazendo um jeito brasileiro de viver que retrata a miscigenação cultural e adaptabilidade de seu povo às adversidades em diferentes climas brasileiros, viver em harmonia com todos os ciclos da natureza. O nome Ekó em tupi-guarani significa “vida” ou “modo de vida”.
A proposta estrutural da Casa Eko está sendo desenvolvida com base nas necessidades de eficiência, modularidade e transporte, para garantir a facilidade de montagem, os alunos optaram por um sistema de construção industrializada em painéis de madeira.
Os módulos são constituídos de uma estrutura de vigas de madeira e pilares, painéis OSB e cabos de aço protendido, sendo que as paredes e lajes são isolados com lã de vidro.
A facilidade de montagem e desmontagem, bem como a estabilidade estrutural durante o transporte e de elevação foram aspectos decisivos para escolher esta opção estrutural.
A relação da Eko House com a cultura indígena destaca a integração entre a vida humana e da natureza, reforçando a relação com os ciclos naturais, em oposição à idéia da casa como uma separação entre o homem eo ambiente natural.
As varandas da casa, mudam ao longo do dia e do ano para se adaptar aos diferentes usos e condições meteorológicas.
Toda a energia utilizada para o funcionamento da Eko House é obtido através de painéis fotovoltaicos, que transformam a luz solar em eletricidade.
O desenvolvimento do projeto da Eko House demonstra que os sistemas de informação podem atuar como gestores da informação, além de possibilitar a integração dos sistemas da casa. Por exemplo, com uma pequena estação meteorológica no exterior da casa e o controlo interno de
A Isover forneceu os produtos:
Feltro em Lã de Vidro Feltro com 200mm de espessura para instalação em lajes e nas paredes 75mm alem do produto VARIO para barreira de vapor, resultando em um sistema com barreira isolação térmica e acústica e economina de energia.
A Brasilit forneceu a Placa Cimentícia Impermeabilizada:
A Placa Cimentícia Impermeabilizada Brasilit foi especificada principalmente pelo fato de ser um material que permite movimentações sem comprometer a integridade do material. Essa é uma característica fundamental para a casa, pois tendo em vista a necessidade de transportabilidade do protótipo, foi necessário utilizar materiais que se comportem de forma positiva a essa característica.
O protótipo utiliza painéis estruturais em madeira com isolamento térmico incorporado, dessa forma, todas as instalações devem ser externas a esse painel estrutural. Como forma de proteger as instalações e dar acabamento a casa, foram utilizadas placas cimentícias externa e internamente. Em ambas as situações as instalações devem ser facilmente acessíveis para uma possível manutenção. Dessa forma, foi desenvolvido um sistema de encaixe que permite fácil acesso à camada de instalações.
Esse sistema é basicamente composto por um quadro metálico em aço zincado onde a placa cimentícia é colada. Esse quadro compõe o painel de revestimento externo e interno da casa. As placas cimentícias foram fixadas na estrutura da casa, formada por perfis em aço zincado dobrado com encaixes cortados a laser.
O acabamento final externo é o da própria chapa cimentícia. Internamente, as chapas irão receber uma pintura branca, especificação proveniente das simulações de iluminação realizada.
Abaixo segue algumas fotos das placas após o corte (cortamos em diferentes tamanhos para a composição da fachada); coladas nos quadros metálicos; e fixadas na estrutura de madeira.