Sempre contamos com a participação dos leitores do nosso blog e procuramos responder todas as dúvidas sobre os mais diversos temas que envolvem construção à seco, como: drywall, steel frame, pisos, forros, isolamento, conservação e limpeza. Nesse artigo reunimos algumas das perguntas e respostas mais frequentes e continuamos contando com a participação e colaboração dos nossos leitores sempre. Muito obrigado por enviar suas dúvidas!
Qual é o material indicado para fazer a junta entre placas de gesso acartonado?
O fechamento entre as placas de drywall deve ser realizado com massa específica para esta função e possui uma textura semelhante a da chapa. Ela contém aditivos que a deixam mais plástica e flexível. Sempre opte por produtos de boa qualidade.
De que materiais são feitos os perfis para drywall?
Os perfis para drywall são compostos de aço galvanizado e são padronizados para que se unam entre si, a fim de formar uma estrutura rígida. Todos os perfis utilizados em obras devem ser obtidos de fabricantes certificados pela Associação Brasileira do Drywall, garantindo que passaram pelos ensaios do Programa Setorial da Qualidade dos Componentes para Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall (PSQ-Drywall).
Existem chapas de drywall resistentes à água?
As chapas verdes são resistentes à umidade (RU), pois a sua superfície é impregnadas com hidrofugante, uma substância que repele a água.
Como são fixados elementos como quadros em paredes de drywall?
Elementos leves como quadros devem ser fixados utilizando acessórios adequados como a bucha especial POC, sempre respeitando as distâncias mínimas e os limites de peso que suportam.
Já objetos mais pesados como armários de cozinha e suportes para TV devem ser fixados seguindo algumas orientações para obter um bom resultado. As paredes devem receber reforços internos, em geral de madeira ou chapa de aço. Consulte nosso post Como pendurar objetos pesados em paredes de drywall e obtenha mais informações sobre este tópico.
É possível recuperar um pedaço de parede de drywall quebrada?
Pode-se retirar apenas o pedaço quebrado ou retirar a chapa inteira. Em seguida é feita a substituição por uma chapa com as mesmas medidas que deverá ser fixada por parafusos próprios para drywall e depois rejuntada no encontro com as chapas já existentes.
O que são isolantes térmicos?
São materiais que resistem a transferência de calor, isto é, são materiais, ou combinações de materiais, que conseguem reduzir o fluxo de energia térmica (calor) transferido por condução, convecção e/ou radiação. A diferença entre as características térmicas dos materiais se dá por vários motivos e a sua escolha deve ser feita baseada na necessidade do ambiente.
Quais os principais materiais utilizados para isolamento térmico?
No mercado brasileiro são disponibilizados isolantes térmicos fibrosos (lã de vidro, lã de rocha, lã cerâmica, encontrados em forma de mantas, painéis, etc.), sintéticos (espumas rígidas PU, placas de isopor com células abertas ou fechadas); e granulados ou composições.
Como são aplicados isolantes em paredes com sistema drywall?
No sistema drywall, além do isolamento térmico, busca-se também melhorar a isolação sonora. Uma das formas de se conseguir um bom resultado é usar materiais fibrosos inseridos entre os montantes da parede, ficando entre as placas de vedação.
Quais as principais características de materiais isolantes térmicos?
A principal propriedade é a condutividade térmica, que deve ser a mais baixa possível. A ABNT estabelece limites para essa propriedade em função da temperatura de uso e de sua densidade. Outras propriedades ganham relevância em função do uso, como: resistência a compressão, temperatura limite de uso, absorção de água, etc.
O que são as lãs de rocha e de vidro e quais suas principais características para isolamento acústico e térmico?
A lã de rocha ou mineral é constituída da fusão de rochas basálticas e outros minerais que, depois de centrifugados, são transformados em filamentos. Posteriormente, são incorporados óleos impermeabilizantes e resinas orgânicas, transformando-a em uma manta com boa resiliência, alto poder de absorção acústica e resistente ao fogo.
A lã de vidro é feita de sílica, vitrificante, carbonato de sódio, sulfato de sódio e potássio, carbonato de cálcio e magnésio que quando elevados à temperatura de 1.500ºC conferem ao aglomerado propriedades de isolamento acústico. Tem alto poder de isolação térmica, ótimo coeficiente de absorção acústica e não propaga chamas.