Dúvidas da construção a seco – Steel Frame

Mesmo com exemplos rigorosos de construção a seco na área civil encontrados em vários lugares do mundo, referente ao uso da alta tecnologia para salvar vidas mediante desastres naturais, no Brasil, muitos profissionais da área caminham no sentido contrário dessa realidade e, por falta de informação, desqualificam sistemas como o light steelframing, cuja denominação é usualmente chamada de steel frame.

Ainda são muitos os preconceitos perante essa alternativa construtiva que é realidade há muito tempo no Canadá, Estados Unidos e Austrália, e começa a trilhar o caminho da maturidade no país, onde há um grande crescimento do número de obras comerciais e residenciais.

Apesar de o Brasil não ser um país de grandes catástrofes ambientais, como furacões e terremotos, as enchentes, por exemplo, forçam mudanças de comportamentos, tanto dos órgãos públicos, como de seus habitantes.

Hoje, os sistemas construtivos são colocados à prova quando falamos do uso do steel frame em construções sujeitas à tempestades e vendavais, já que o material é considerado por muitos, erroneamente, como uma estrutura frágil.

Isso é mito. Diferentemente de um imóvel em alvenaria, esse tipo de sistema construtivo utiliza somente produtos padronizados, que atendem a rígidos controles de qualidade, e pode ser empregado em prédios com até quatro andares.

Enquanto no Brasil um tijolo pode ser adquirido sem qualquer certificação oficial, os produtos diferenciam-se por atender aos padrões internacionais e são em sua maioria certificados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle de Qualidade.

Resultado da união de perfis leves de aço galvanizado, painéis de gesso acartonado, lã de rocha e placas cimentícias, o modelo é conhecido como construção a seco, oferecendo alta resistência e durabilidade, excelente conforto térmico e acústico e nenhum resíduo da construção, reduzindo significativamente o impacto ambiental gerado pela edificação da obra.

Vamos aos principais equívocos, relatados por profissionais que começam a conhecer essa nova tecnologia, e que dizem respeito a itens como resistência, impermeabilização e vedação.

É comum confundir esse sistema construtivo com o drywall, que são paredes e divisórias de gesso utilizadas em ambientes internos que também fazem uso de perfis de aço com espessuras diferentes e finalidades diferentes.

A construção em steel frame é estrutural e monolítica e, por isso, somente projetos arquitetônicos e de engenharia, elaborados criteriosamente, possibilitam a elaboração do manual técnico de montagem que lhe garantem uma grande resistência e durabilidade.

No Brasil, temos construções de até 4 andares.

A vedação das paredes traduz outro ponto de dúvida.

Do inglês leakag, sem vazamento, a palavra é a definição para um produto que está isento de furos, trincas e porosidade. E, aqui, mais uma vez, o desconhecimento sobre essa tecnologia pode contribuir para erros, como também acontece em outras alternativas construtivas, como a velha alvenaria.

 

Solução inteligente

Resistente e ao mesmo tempo leve, as construções em steel frame salvariam mais vidas em um terremoto como o ocorrido no Haiti e reduziriam os prejuízos diante das enchentes registradas.E é fácil explicar os motivos! Um sobrado construído em steel frame é oito vezes mais leve que a alvenaria.

Como toda a estrutura é feita em perfis leves de aço galvanizado, mediante um terremoto a casa “entortaria”, diminuindo o impacto de seu desmoronamento e facilitando consideravelmente o resgate de vítimas.

No caso das chuvas, o mais grave na alvenaria é a questão da umidade que permanece nas paredes criando muitas vezes um ambiente insalubre. Numa construção em steel frame, todas as placas seriam removidas e novas paredes seriam colocadas em seu lugar, a estrutura da moradia, que é de aço, não seria afetada e a impermeabilização do radier não seria afetada evitando a umidade ascendente.

Tudo isso em um tempo muito reduzido. Vale constar que uma casa de 40 metros quadrados, em steel frame, pode ser edificada, após os serviços de fundação, em apenas cinco dias.

As falhas no processo de impermeabilização, outro ponto alvo de preconceito, vão ocorrer quando a fundação e o contrapiso não atenderam adequadamente às demandas do terreno, propiciando, no futuro, o surgimento de problemas como a umidade.

Quem conhece o steel frame, sabe que a fundação tipo radier é executada com concreto acrescido de aditivo impermeabilizante, além de uma camada de polipropileno colocada abaixo da fundação. Produto e técnica corretos para uma eficiente impermeabilização.

Fonte:

CBCA / Revista Sistemas Prediais – edição 17 – ano 2010
Autoria: Heloísa Pomaro – Arquiteta e proprietária  da Construtora Mícura Steel Frame

Dúvidas da construção a seco – Steel Frame

Compartilhe isso:

Postagem Relacionada: