Revestimentos e paredes em drywall em áreas úmidas facilitam a manutenção e reparo em tubulações. Basta realizar uma abertura com o auxilio de um serrote de ponta e depois fechar utilizando o mesmo pedaço extraído, parafusando-o ao perfil estrutural. Em seguida, realizar o tratamento das juntas, como de costume e pintar.
No entanto, não podemos esquecer que devemos utilizar produtos específicos para áreas úmidas, ou seja, segundo a Norma ABNT NBR 15.758:2009, nesses cômodos, é indicado o uso de chapas resistentes à umidade, mais conhecidas como placas RU ou placas verdes. Outro detalhe que não podemos deixar de lado é a impermeabilização. Em locais que água constante, como a parede próxima ao chuveiro, é essencial realiza-la no encontro entre as chapas e o piso.
Fique atento: o uso de chapas standard (ST) impermeabilizada em áreas úmidas esta em desconformidade com as Normas estabelecidas.
As placas verdes (RU) possuem componentes hidrofugantes que conferem uma maior resistência à umidade, mas isso não significa que são a prova d’água. Isso significa que elas não podem ser utilizadas em tetos ou forros de piscinas ou saunas, ou mesmo serem expostas ao tempo.