O contrapiso flutuante acústico são extremamente práticos e fáceis de instalar, além de conferirem um isolamento acústico perfeito. Outra grande vantagem é que as peças que o compõem também são capazes de fazer o isolamento térmico, tornando o ambiente confortável em diversos aspectos. No quesito estética, os pisos flutuantes exploram o potencial que a madeira possui em embelezar o ambiente, são sofisticados, atemporais e confortáveis.
O termo piso flutuante se dá devido ao fato de as peças não serem coladas, pregadas ou mesmo fixadas diretamente no contrapiso, isto é, a superfície recebe uma espécie de manta antes de ser revestida com o contrapiso. Esta camada intermediária também pode conter uma lona impermeabilizante conferindo maior qualidade ao acabamento. Criados com a finalidade de inovar o conceito de revestimento apresentando alta resistência, durabilidade e capacidade de compor diversos espaços. Se bem executados, este método se revela muito superior aos demais. Garantem maior resistência contra o calor e a umidade além de garantir proteção contra atritos.
Ao se projetar um contra piso flutuante deve se fazê-lo bem detalhado, informando os dados que determinam a espessura, indicar o tipo de manta acústica e todos os detalhes construtivos, como juntas de movimentação e posicionamento de armaduras.
Reclamação quanto aos ruídos de impacto nas lajes dos apartamentos vem sendo feitas pelos usuários dos imóveis. Esta questão tornou-se uma problemática quando houve a racionalização da construção e as construtoras passaram a utilizar laje a zero que preveem o nivelamento a laser, sem que haja a necessidade da utilização de contrapiso. Conceito este trazido da execução de pisos de concreto industriais.
A fim de minimizar os problemas, as empresas passaram a utilizar o contrapiso flutuante, executados com o auxílio de mantas de borracha reciclada ou lãs de vidro, lãs de rocha, lãs de pet, entre outros materiais resilientes, colocada entre o contrapiso estruturado ou não com tela metálica e a laje.
O contrapiso tem a função de absorver as tensões e amortecimento entre a estrutura e o revestimento. No entanto, a execução do contrapiso flutuante não é tão simples e, assim como dito anteriormente, exige um projeto bem detalhado. Afinal qualquer contato da laje com paredes, rodapés e contramarco de portas e componente da vedação vertical pode resultar na transmissão de vibração pela estrutura do prédio, perdendo boa parte do resultado esperado. Deve-se também evitar rasgos na manta aplicada, pois qualquer contato entre o contrapiso e a laje, pode invalidar o efeito da base elástica.
Dicas para execução de contrapiso flutuante acústico:
- É sempre importante seguir o projeto e seguir as recomendações do fabricante de cada tipo de manta.
- Antes da execução, limpe completamente a laje onde será trabalhada, pois qualquer sujeira pode ser utilizada como ponte acústica e reduzir a característica isolante da manta.
- A espessura da manta varia de acordo com a compressibilidade e densidade do material especificado, em geral elas têm entre 3 mm a 15 mm.
- A manta acústica deve ser colocada sobre a laje antes da execução e posicionamento das mestras e das taliscas.
- Nunca cortar a manta na região das taliscas. Depois deverá ser feito o sarrafeamento com régua metálica.
- Deixar uma sobra de 10 a 15 cm antes das paredes e outras superfícies verticais, garantido que a manta suba até o rodapé. Deve-se colocar as tiras do rodapé por trás da manta em volta de toda a parede.
- A argamassa à base de cimento e areia deve estar semi-seca ao aplica-la sobre a manta e deve ser compactada com soquete.
- Meça os níveis da laje, a fim de estipular um ponto de referência, levando em conta a espessura e planicidade da laje.
- Aplique duas camadas de argamassa de contrapiso quando for usada a tela metálica eletrossoldada entre elas. Redobre o cuidado para desloca-la no momento da compactação.
- Utilize fibras sintéticas no traço da argamassa quando a manta é mais rígida para estruturar o contrapiso.
- Proteja com lona plástica para não perder a umidade para que haja a cura adequada assim que for terminada a execução da camada superior o contrapiso.