A furadeira é um dos equipamentos mais utilizados em obras e existem diversos tipos de modelos disponíveis no mercado, com usos e características diferentes. Por isso é necessária à leitura atenta do manual de instruções do modelo adquirido, em especial de equipamentos com mais recursos para saber exatamente a forma de utilização do equipamento.
Outro item que se deve prestar atenção é no tamanho e no tipo da broca. Ela deve ter o tamanho um pouco maior em relação ao da bucha ou parafuso e o seu tipo varia de acordo com o material que será perfurado. Uma dica importante para a utilização da furadeira é aplicar força gradativamente sobre a superfície, sempre utilizando uma broca afiada. Utilizar força demasiada força o rotor, empenando-o. Brocas cegas exigem um maior esforço do equipamento, prejudicando a qualidade do serviço e a produtividade.
A furadeira deve ser segurada com firmeza e mantida no eixo desejado para que o furo não fique maior do que o desejado. Furos maiores não prendem as buchas e os parafusos com firmeza. Podemos dividir as furadeiras em cinco tipos diferentes:
- Furadeira “Hobby”: é indicada para serviços leves, para uso mais caseiro, pois são furadeiras com baixa potência.
- Furadeira à Bateria: tem mandril manual, três velocidades e duas regulagens de martelete. Indicadas para uso em locais difíceis e sem energia elétrica.
- Furadeira Multiuso: com potência de 1.000W, cinco velocidades e duas regulagens de martelete. Uma das mais indicadas para obras serviços em canteiros de obras. Usada para furos em madeiras pesadas, concreto, blocos concretos, blocos cerâmicos e metais.
- Furadeira engate rápido: se assemelha à furadeira multiuso, mas com uma potência de 620W. Permite ajuste rápido da broca aumentando a produtividade.
- Furadeira industrial: indicada para serviços mais pesados como furação de piso e colocação de assoalho. Tem 1.400W de potência e empunhadura, martelete e maiores.
Conheça e veja os tipos de brocas indicadas para cada tipo de material que será trabalhado:
- Broca de aço carbono: são utilizadas para perfurar madeira. Estas podem ter uma ponta fina ou três pontas e ponta chata.
- Broca em aço rápido: tem formato de uma hélice com haste cilíndrica. Indicadas para furar metais.
- Broca de vídia: indicadas para furos em concreto, tijolo e pedra. Tem como característica a cabeça cega e triangular.
Alguns cuidados que devemos tomar antes da utilização da furadeira:
- Utilize sempre EPIs, recomenda-se o uso de máscara, protetor auricular, óculos, calçados de segurança, furadeira.
- Verifique as condições do fio e caso o mesmo encontre-se quebrado ou rasgado o equipamento não deve ser utilizado, pois há risco de choque.
- Certifique-se que a voltagem do equipamento esta de acordo o local onde será utilizado.
- Escolha o tipo da broca ideal para o tipo de material que será trabalhado.
- Deixe a furadeira em pé, encaixe a broca no mandril e faça o alinhamento/ aperto utilizando as mãos. Não faça o ajuste caso a furadeira esteja ligada!
- Trave a broca nas três posições do mandril travando-a corretamente e evitando que se solte em altas rotações.
- Utilize uma paralela para ajustar o limitador de broca.
- Em parede de alvenaria, certifique-se que não nenhuma tubulação passando no local onde se deseja realizar o furo.
Veja como fazer um furo reto com a furadeira:
- Em alvenaria: utilize uma broca de vídia, posicione o equipamento no modo martelete, na velocidade alta e utilize a empunhadura na posição pesada.
- Em madeira: requerem o uso de broca de aço carbono, regulando o equipamento na velocidade rápida, modo sem impacto e controle o avanço da máquina no gatilho.
- Em metal: primeiro faça uma pequena marca no local que será perfurado com o auxilio de uma punção e de um martelo. Depois utilize a furadeira com a broca de aço rápido, na velocidade lenta e comempenhadora para serviços leves.
Veja como fazer um furo inclinado com a furadeira:
- Para a realização de furos inclinados, deve-se realizar a marcação do ponto que será perfurado. Isto evita que a broca se desloque no meio do processo, aumentando o diâmetro do furo e quebrando a broca. Depois posicione a broca inclinada sobre o furo e inicie a perfuração.
Veja a maneira adequada para guardar a furadeira:
- Enrole o fio com cuidado, não o prenda no equipamento, mantenha-o solto e organizado. Utilize um arame para amarra-lo.
- Sempre guarde a chave do mandril no suporte evitando que se perca.
Clique aqui e confira a linha completa de ferramentas que a Artesana oferece.