O forro de gesso drywall é uma solução excelente para estabelecimentos comerciais, escritórios e residências. As principais vantagens são o custo-benefício, a rapidez na instalação e manutenção barata.
No entanto, quem vai começar uma obra precisa entender como calcular forro de gesso. Dessa forma fica mais fácil solicitar orçamentos e avaliar cada um deles para escolher a melhor opção.
Para te ajudar a descobrir quanto custa colocar forro de gesso e drywall na sua obra, preparamos esse guia completo. Aqui você tem as informações mais importantes sobre esse serviço.
Fatores que interferem no orçamento:
Para compreender melhor o valor de um orçamento para forro de gesso, é interessante conhecer o que compõe o preço total do serviço.
Metragem da área aplicada
É a quantidade em metros quadrados da área que deve ser coberta com o forro drywall. Afinal, quanto maior a área, maior será o custo dessa obra.
Como calcular a metragem do teto:
Para fazer esse cálculo, basta multiplicar a largura total do teto pelo comprimento do mesmo. Assim você obterá o valor em metros quadrados, quando o teto é em um formato retangular ou quadrado. Em casos onde o teto não é completamente reto ou tem um formato diferente, outros cálculos deverão ser aplicados.
Mão de Obra
Esse é o valor pago pelo serviço dos profissionais que farão a instalação do forro. Esse valor varia bastante dependendo da localização, do tipo de obra e do acabamento que será aplicado. Porém, costuma representar entre 40% a 60% do total do orçamento.
Materiais
Depois de calcular a metragem do espaço da obra, é importante calcular a quantidade de material que será necessário. Além das placas ou chapas que serão usadas, deve ser colocado na conta os materiais de aplicação, fitas, rejuntes, parafusos e ferragens.
Acabamentos
Além de instalar o forro de gesso, sua obra pode precisar de um acabamento específico, como pintura ou texturização. Portanto, o custo da mão de obra e dos materiais também deve contabilizar o acabamento.
Como calcular a quantidade de chapas de gesso?
Para o orçamento de forro em placas ou chapas de gesso, é preciso saber quantas unidades serão necessárias para cobrir a área do teto.
Para isso você deve obter a metragem total do teto e dividir pela metragem de cada chapa utilizada. Esse cálculo também pode ser feito dividindo a largura total do teto pela largura de cada peça, e o mesmo feito com o comprimento. Após saber a quantidade de placas para a largura e para comprimento, basta multiplicar um valor pelo outro.
Por exemplo, se precisa de 5 placas para a largura do teto e de 7 para o comprimento, você vai precisar de 35 placas de gesso. Para facilitar isso, muitas lojas de materiais de gesso disponibilizam uma calculadora para facilitar esse processo.
Dicas para escolher a melhor mão de obra
Em relação à mão de obra, é muito importante contratar profissionais de confiança. Nem sempre o custo mais barato traz o melhor resultado para sua obra. Por isso antes de contratar, siga as recomendações principais:
- Veja o portfolio do profissional em fotos;
- Consulte a experiência do profissional;
- Consulte referências de quem já trabalhou com o profissional;
- Converse pessoalmente para alinhar expectativas, valores e prazos.
Ao conhecer melhor cada profissional, você poderá avaliar os orçamentos além do preço, considerando a qualidade do serviço.
Onde comprar chapas e materiais para forro de gesso?
Esse tipo de produto está disponível em lojas de materiais para construção ou lojas especializadas. E agora que você já sabe como calcular forro de gesso, pode começar ser orçamento pesquisando por preços em lojas online.
As lojas online como a Artesana oferecem maior praticidade para escolher os produtos, conhecer suas características e calcular o quando custam os materiais para forro de gesso.
Aproveite essa praticidade e visite nosso site para começar seu planejamento de obra!