O de mama é o segundo tipo de câncer mais recorrente no mundo, ficando atrás do de pele. Por isso, teve início neste dia 1º, o Outubro Rosa, um evento que acontece no mundo inteiro a fim de conscientizar e combater do câncer de mama, tendo como principal objetivo alertar a toda a população feminina sobre os riscos e a necessidade de um diagnóstico precoce.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), apenas em 2014, o Brasil terá cerca de 57.120 novos casos. O câncer de mama, se detectado na fase inicial, tem 90 a 99%, de chances de cura, nos estágios mais avançada esta taxa cai par a 40% a 50%. Sendo assim, quanto antes a doença for detectada, maiores são as chances de recuperação. No entanto, isto muitas vezes não acontece e a taxa de mortalidade continua elevada. A OMS (Organização Mundial da Saúde) realizou uma projeção que mostra que teremos cerca de 27 milhões de novos casos no ano de 2030 com 17 milhões de mortes pela doença no mundo.
Dentre as razões para o aumento da incidência, está a adoção do novo estilo de vida das mulheres. Algumas escolhas femininas justificam este incremento, como a maternidade após os 30 anos, a opção por não ter filhos, o consumo de bebidas alcoólicas, má alimentação, a obesidade e o sedentarismo. Não podemos deixar de citar as chances do desenvolvimento do câncer aumentam de acordo com o histórico familiar – quando parentes de 1º grau, mãe ou irmã, acometidos antes dos 50 anos.
O evento busca alertar a todos da importância do diagnóstico precoce e por isso promove diversos eventos para chamar a atenção para esta doença. Fique atento e participe!