Começa mais um Outubro Rosa

Chega mais um mês de outubro e começa o movimento popular internacional chamado Outubro Rosa. O nome é em homenagem ao símbolo que representa mundialmente a luta contra câncer de mama.

Este movimento originou-se nos Estados Unidos quando o Congresso Americano aprovou que este mês se tornasse um símbolo nacional americano de prevenção ao câncer de mama, unindo assim vários movimentos que já ocorriam isoladamente.

A história teve início nos anos 90 quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da primeira corrida pela cura, que ocorre anualmente em Nova York. A partir de 1997 duas outras entidades se uniram e começaram a fazer ações realmente voltadas para a prevenção do câncer de mama, denominado como Outubro Rosa, a fim conscientizar que o ideal é prevenção pelo diagnóstico precoce. A fim de conscientizar a população, passaram a enfeitar locais públicos com laços rosa. A partir deste momento, diversos outras ações começaram a fazer parte do calendário do Outubro Rosa.

Posteriormente surgiu a ideia de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., contribuindo assim para cada vez mais a população obtenha mais informação e consequentemente, se previna mais.

 A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

No Brasil, o movimento de iluminar monumentos em homenagem ao Outubro Rosa, teve início com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera (SP) em 2002. Depois diversos outros começaram a fazer o mesmo.

Nós da Artesana também queremos contribuir com este movimento e ajudar a divulgar esta causa tão nobre.

Confira as imagens abaixo de alguns monumentos nacionais apoiando o Outubro Rosa.

 

 

 

Começa mais um Outubro Rosa

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagem Relacionada: