A nova casa alvinegra, que sediará a abertura da Copa do Mundo 2014, possuirá a melhor iluminação do planeta e o projeto de iluminação do futuro estádio do Timão foi apresentado no dia 2 de agosto pelo arquiteto Aníbal Coutinho, responsável pela construção da Arena Corinthians e por Sérgio Costa responsável pela área de Projetos e Soluções OSRAM no Brasil, em entrevista coletiva no Centro de Treinamento do Corinthians Dr. Joaquim Grava.
Através da parceria com a multinacional alemã OSRAM,o projeto contemplará toda solução luminotécnica do campo, painéis de alta resolução, que serão utilizados como placares, além do telão da fachada, que vem a ser o maior painel de LED do mundo aplicado em estádios.
O nível de iluminação chegará a cinco mil lux, superior, por exemplo, aos 3,2 mil lux do estádio de Wimbledon e os três mil lux do circuito de F1 de Singapura.
As lâmpadas utilizadas na Arena serão de multivapor com temperatura de cor de seis mil K, muito brancas, o que, segundo Sérgio Costa, oferece ótima fidelidade de cores (90%).
Os projetores que serão utilizados no campo e possuem nível de iluminação 50% acima dos padrões exigidos pela FIFA, porém com facho de luz controlado, o que evita ofuscamento no público presente.
A qualidade da iluminação ainda se destaca pela uniformidade da luz em todo o campo, alcançada pela distribuição dos projetores na cobertura do estádio.
“A cobertura foi um pouco questionada porque é diferente, mas ela consegue, com sua geometria, oferecer a maior uniformidade de distribuição de luminárias”, explica Aníbal Coutinho.
“Combinando a questão de eficiência, fidelidade de cores, uniformidade e nível de iluminação, podemos dizer, sem dúvida nenhuma, que esta é a melhor iluminação de campo do mundo”, afirma Costa. A alta qualidade da iluminação qualifica o estádio para transmissões de jogos em HD 3D.
A arena ainda contará com um telão na fachada, com 170 metros x 20 metros, feito por pontos de led em uma fachada de vidro. O telão transmitirá vídeos, imagens estáticas e formatos diversos a longas distâncias. “Não visa reproduzir publicidade, mas sim a torcida do Corinthians, pulsante, na fachada do estádio”, diz Coutinho. veja o vídeo:
A geometria da cobertura foi feita pensando na distribuição dos projetores, que fazem uma distribuição uniforme da luz
A fachada receberá um painel de pontos de led de 170 x 20 m
Fonte: PINIweb