As placas cimentícias são uma opção de fechamento muito comum para construção steel frame. Como esse método ainda está crescendo no mercado brasileiro, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a placa cimentícia e sua utilização. Nesse artigo, trazemos informações para agregar mais conhecimento sobre esse tipo de placa.
Quando a placa cimentícia é impermeabilizada, é indicada para aplicar como divisão de ambiente interno ou fechamento de fachada em áreas externas.
Se aplicada sem nenhuma cobertura, pode valorizar o ambiente trazendo o aspecto natural do cimento. No entanto, uma parede de placa cimentícia está apta a receber revestimentos diversos, como pintura, texturas, cerâmicas e muito mais.
Composição da placa cimentícia para steel frame
A placa cimentícia é cuidadosamente fabricada para suportar os efeitos da exposição externa, garantindo segurança e durabilidade. Por isso são desenvolvidas com uma tecnologia exclusiva de cimento reforçado com fio sintético (CRFS), que não utiliza amianto. Essa é uma mistura homogênea de cimento, aditivos naturais, celulose e fios sintéticos de polipropileno.
Depois disso, recebe um tratamento que traz a impermeabilização da placa, protegendo contra a umidade. Além disso, possui estabilidade dimensional e flexibilidade, garantindo a qualidade da sua obra.
Por isso, as placas apresentam um excelente desempenho técnico, com a vantagem de ser incombustível e contribuir para o tratamento termoacústico, isolando temperatura e ruídos.
Onde usar esse tipo de placa?
Existem várias possibilidades de uso para as placas constituídas de cimento, e boa parte delas está relacionada aos componentes do sistema steel frame.
Um exemplo disso é a parede de placa cimentícia, que pode ser uma parede externa ou interna. Também pode ser usada em fachadas, sidings, platibandas e mais.
Em relação às técnicas de construção moderna, oferecem versatilidade em aplicações em paredes curvas, paredes diafragma, sinalizações e fundo para luminosos, enclausuramento de estruturas (metálicas/concreto), beirais e oitões, brises, shafts e muitas outras.
A placa cimentícia para steel frame é adequada para receber revestimentos variados, como mencionamos acima. Por isso, não traz limitações em relação ao estilo arquitetônico ou acabamentos disponíveis no mercado.
Com isso a placa cimentícia se mostra um fechamento de obra muito versátil, eficiente e seguro.
Recomendações de Instalação
Para assegurar a eficiência das placas na construção, a instalação da placa cimentícia é composta por estrutura metálica formada por guias Steel Frame (peças horizontais fixadas no chão e teto) e montantes Steel Frame (peças verticais com espaçamento apropriado), que são colocados no interior das guias.
Depois que a estrutura fica pronta, o próximo passo é seguir com a instalação dos componentes elétricos, hidráulicos, seguindo sempre o projeto desenvolvido. Por fim, é realizado o fechamento da parede de placa cimentícia e tratamento das juntas.
No entanto, existem alguns pontos de atenção nesse sistema de construção a seco.
- Siga a recomendação do fabricante em relação aos sistemas, componentes padronizados e método de instalação;
- Utilize apenas revestimentos específicos para placas cimentícias, garantindo acabamento perfeito;
- Muita atenção com o tratamento das juntas. As placas dilatam, expandindo no calor e encolhendo no frio, por isso é indicado o uso de fita e massa que possuam elasticidade impedindo que ocorram rachaduras;
- A fixação dos parafusos nos cantos deve seguir as distâncias de 5 cm e 10 cm das bordas. Essas medidas devem ser invertidas na placa seguinte, segundo orientação horizontal e vertical para que os parafusos fiquem desencontrados. Os demais parafusos deverão ser fixados a cada 30 cm em todos os montantes, facilitando o travamento da placa à estrutura;
- Deve se respeitar o espaçamento de 3 mm entre uma placa e outra, para permitir a dilatação das juntas;
- A instalação exige mão de obra treinada e com os cálculos feitos por engenheiros ou projetistas especializados.
Além disso, para que os trabalhadores estejam seguros na obra, é essencial usar os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e óculos de proteção.
Vantagens da Placa Cimentícia
Agora que você conhece mais sobre o uso das placas, vale ressaltar que elas são uma excelente opção para sistemas de construção seca. O uso de placas cimentícias pré-fabricadas permite cronogramas mais bem definidos devido a sua agilidade, menos geração de entulho, ganho de área útil e menor sobrecarga nas fundações e lajes.
Confira a lista de vantagens de optar por esse fechamento:
- Produto sem amianto, 100% reciclável;
- A composição de cimento, fios sintéticos e fibras celulósicas é perfeitamente ecológica;
- Resiste à umidade;
- Resiste a impactos devido aos fios sintéticos;
- Sua matriz cimentícia não favorece o desenvolvimento de cupins e microorganismos;
- Incombustível;
- Elevada durabilidade;
- Flexibilidade para compor superfícies curvas;
- Bom isolamento termoacústico devido a sua baixa condutibilidade térmica e à densidade do material;
- A superfície das placas permite aplicar diversos tipos de acabamento.
Para escolher a melhor placa, existem alguns fatores para considerar, como local de instalação e condições do ambiente.
É importantíssimo verificar se as placas são livres de amianto, pois este componente pode causar sérios danos à saúde das pessoas com o passar do tempo.
Medidas e Onde Comprar Placa Cimentícia
Você pode comprar as placas cimentícias em lojas de construção civil especializadas, seja num estabelecimento físico ou e-commerce.
A vantagem de comprar online é a praticidade e autonomia para montar seu orçamento. Você pode se informar sobre os produtos e adquirir a matéria-prima necessária para execução da obra.
Em relação aos tamanhos disponíveis de placa cimentícia impermeabilizada, varia de acordo com a marca. Na loja Artesana você encontra placas da Brasilit, cujas aplicações são as seguintes:
Espessura | Compri-mento | Largura | Peso placa | Peso p/m² | Aplicações |
8 mm* | 2,00 m 2,40 m 3,00 m | 1,20 m 1,20 m 1,20 m | 32,6 kg 39,2 kg 49,0 kg | 13,6kg 13,6 kg 13,6 kg | Paredes internas em áreas secas e úmidas, revestimentos de paredes comuns ou em subsolos. |
10 mm* | 2,00 m 2,40 m 3,00 m | 1,20 m 1,20 m 1,20 m | 40,8kg 49,0 kg 61,2 kg | 17,0 kg 17,0 kg 17,0 kg | Utilizadas para áreas secas e úmidas, internas e externas. Ideais no fechamento externo em sistemas steel ou wood framing e isolamentos termoacústicos. |
12 mm* | 2,40 m 3,00 m | 1,20 m 1,20 m | 58,8 kg 73,5 kg | 20,4 kg 20,4 kg | Para uso interno na compatibilização com o Drywall ou em fechamentos internos ou externos que necessitem de maior espessura por questões estéticas ou físicas específicas. |
* Placas disponíveis com bordas longitudinais rebaixadas para junta invisível.