Por iniciativa da Fundação Vanzolini, instituição sem fins lucrativos e grande centro de Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos, a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) voltada para a certificação de construções sustentáveis, foi adaptada à realidade brasileira, considerando todos os parâmetros técnicos, regulamentações e normalização técnica nacional e sua metodologia, baseada no francês Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), contém os requisitos para o Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) e os critérios de desempenho nas categorias da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE), é reconhecida internacionalmente por diversas entidades certificadoras no mundo que fazem parte da SB Alliance (França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia e Itália).
O que é o certificado AQUA?
O Processo AQUA demonstra a alta qualidade ambiental dos empreendimentos, que constantemente passam por auditorias independentes. Este certificado comprova que o empreendimento oferece qualidade de vida do usuário, economia de água, economia de energia, disposição de resíduos e manutenção e ainda contribui para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região.
Para conseguir a certificação o empreendedor da construção deve estabelecer o controle total do projeto em todas as suas fases, ou seja, desde o programa, passando pela concepção (projeto), realização (obra), até a operação (uso). Este controle é feito por meio do Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) para que sejam atendidos os critérios de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE).
Os requisitos do SGE exigem o comprometimento com o perfil de QAE visado e acompanhamento, análise e avaliação da QAE ao longo do empreendimento, entre outros. Os critérios de desempenho do QAE abordam a eco construção, a eco gestão e a criação de condições de conforto e saúde para o usuário.
O certificado é baseado em14 critérios de sustentabilidade dentre eles um especificamente sobre desempenho acústico. Voltado para todos os tipos de edificações, seja residencial, institucional ou comercial, atualmente o AQUA tem 133 edificações certificadas no país, sendo:
- 46 edifícios habitacionais;
- 14 comerciais;
- 4 indústrias e empresas de logística;
- 14 na fase de operação e uso;
- 15 escolas;
- 25 escritórios;
- 1 retrofit de edifício;
- 8 hotéis e shopping centers;
- 6 bairros e loteamentos.
As categorias são classificadas em bom, superior ou excelente, e cabe ao empreendedor, baseando-se na estratégia de sustentabilidade, definir os níveis no o qual deseja ser classificado. Para obter-se o certificado deve-se ter no mínimo 3 categorias classificadas como excelente e no máximo 7 categorias no nível bom.
Durante a fase do projeto devem ser consideradas estratégias para a redução de impactos ambientais da construção, muitas delas sem custo adicional, tais como orientação das fachadas de modo a obter iluminação natural e melhor desempenho acústico, ventilação natural e sombreamento das faces ensolaradas e utilização de vegetação para reduzir a carga térmica e os ruídos no interior dos imóveis. Há também a possibilidade de se adotar medidas que demandarão investimentos maiores e incluem produtos, como equipamentos e sistemas economizadores de energia elétrica e água, além de sistemas e produtos para isolamento acústico, entre outros.
No Referencial AQUA, o desempenho acústico é completo e aborda a otimização dos elementos arquitetônicos, isolamento acústico em relação aos ruídos exteriores, limitação do nível de ruídos de impacto e aéreos, do nível de ruído dos equipamentos e do controle da acústica interna dos ambientes (reverberação).
É bom lembrarmos que apesar dos investimentos para adequação das edificações nos critérios de sustentabilidade ser altos os custos operacionais posteriores serão bem mais baixos.