Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, apresentou no dia três de setembro de 2013 o projeto definitivo do túnel submerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá, localizados no litoral Sul do estado de São Paulo. A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldado e seu orçamento é estimado em R$ 2,4 bilhões, incluindo projeto, licenciamento, obras, desapropriações e reassentamentos, e será concluído em 36 meses. A montagem dos módulos de concreto pré-moldado será realizada em uma doca no Guarujá e depois de finalizados serão rebocados flutuando até onde serão submersos e fixados.
O túnel ficará submerso há 21m de profundidade e terá 762m de extensão, 950m de rampas e cerca de 4,5 km de obras viárias em superfície e viadutos. Contará com 3 faixas de rolagem para cada sentido que comportará automóveis, caminhões e até uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de um espaço exclusivo para pedestres e ciclistas.
Para a realização do projeto, a Dersa recebeu a consultoria da empresa holandesa Haskoning Nederland B.V., responsável por outros projetos como estes em diversos países e a obra do túnel submerso Santos-Guarujá está prevista para início em junho de 2014.
Assita o vídeo de apresentação do traçado definitivo do túnel Santos-Guarujá.