A Artesana conversou com o Sr. Oswaldo Vitoratto Jr., representante da Armstrong no Brasil, que atua neste mercado há dois anos, para tirar algumas dúvidas comuns que todos temos sobre o piso vinílico.
P: Qual o principal diferencial dos pisos vinílicos da Armstrong com relação aos demais concorrentes?
R: A marca Armstrong tem tradição de 150 anos no mercado internacional e todos os nossos produtos são baseados na vasta experiência que temos com pisos vinílicos e linóleo. Todos os produtos são desenvolvidos com tecnologias avançadas que garantem qualidade e durabilidade, sempre respeitando os fatores que possam afetar a saúde e o bem-estar dos usuários.
P: Qual a principal vantagem do piso vinílico com relação aos outros tipos de piso, como madeira e cerâmica?
R: A grande diferença é que os pisos vinílicos são resilientes, isto é, eles são elásticos, desta forma, eles retornam a sua forma original após receberem uma carga em sua superfície. Já os pisos de madeira ou cerâmica são considerados duros. Outro diferencial é que os pisos resilientes são mais confortáveis para andarmos e oferecem um conforto acústico, pois ajudam a absorver ruídos. Outro fato que vale a penas destacarmos é a possibilidade de combinação de cores e desenhos que este piso proporciona.
P: O piso vinílico ainda é muito associado ao uso em áreas para práticas esportivas. É possível ampliar o leque de utilizações desse produto?
R: Além da aplicação em áreas destinadas a práticas esportivas, os pisos vinílicos podem ser especificados em qualquer outro tipo de área interna, seja hospital, escola, comércio (lojas e supermercados),hotel, escritório, museu, aeroporto, etc. Para cada necessidade, seja ela comum ou especial, existe um tipo de piso ideal.
P: O piso vinílico pode ser utilizado em qualquer ambiente?
R: Para cada ambiente interior existe um piso mais indicado que varia de acordo com a necessidade de utilização. Ambientes externos exigem aplicações mais específicas e requerem cuidados mais especiais. Existem também os pisos do tipo antiderrapante, também chamados de R-10, que foram desenvolvidos especificamente para áreas onde haverá intensa incidência de água em sua superfície, tais como banheiros, cozinhas e laterais de piscinas internas.
P: O piso vinílico pode ser usado em áreas externas? É resiste a sol e chuva, por exemplo?
R: Normalmente, os pisos esportivos são para aplicação em áreas externas. A maioria dos produtos Armstrong é fabricada para áreas internas, inclusive as esportivas. O maior problema de se instalar um piso vinílico no exterior são os adesivos, já que ainda não existe uma cola suficientemente resistente à chuva. Entretanto, existem também pisos Armstrong específicos para exterior (jardins e piscinas) que são fabricados com fibras de PVC prensadas (Fibrebonded), que podem ser utilizados nessas áreas externas, mediante aplicação de adesivo especifico para essa finalidade.
P: O piso vinílico pode ser lavado?
R: Pode e deve ser lavado dependendo da aplicação ou do tipo de área. Por exemplo, existem diferenças entre uma área de cirúrgica e uma área de escritórios. Ambas as áreas devem ser lavadas seguindo recomendações diferentes. Deve-se sempre evitar a utilização de água sobre os pisos do tipo Linóleo, pois eles nãosão feitos a base de PVC.
P: Qual a forma ideal para limpar o piso vinílico?
R: Limpeza diária normal e limpeza profunda periodicamente, caso se faça necessário. Em geral os pisos vinílicos são limpos com pano úmido e detergente neutro. Não é necessário usar água em grande quantidade. As áreas com trafego mais intenso exigem limpezas mais pesadas. Todo o piso tem as instruções e recomendações específicas que variam de acordo com o fabricante, o local onde será aplicado e seu acabamento de superfície. Portanto é importante sempre seguir as recomendações passadas pelo o fabricante.
P: O consumidor pode instalar o piso vinílico sozinho ou é necessária à contratação de um especialista?
R: O ideal é sempre realizar a instalação por meio de mão de obra especializada, entretanto alguns tipos de pisos residenciais podem ser instalados pelo próprio consumidor.
P: Qual tipo de cola é utilizado para aplicar o piso vinílico?
R: Agora quase todas as colas são à base de água e não tóxicas. O tipo de cola varia em função do material do contra-piso (cerâmica, cimento, metal, madeira, etc.).
P: O piso vinílico pode ser aplicado em cima de outros pisos, como porcelanatos e cerâmicas? Em caso positivo, como é feita a preparação do piso para receber o revestimento vinílico?
R: Os pisos vinílicos podem ser aplicados em cima de outros pisos, sempre que a base mantenha quatro condições: seca, lisa, firme e limpa. Ou seja, quando aplicados sobre cerâmicas ou porcelanatos primeiro as juntas devem ser tratadas, para que o piso viníliconão as reproduza em sua superfície. Dependendo da extensão das juntas, deve-se colocar uma camada de cimento ou de massa autonivelante, para deixar uma superfície lisa sem furos ou buracos ou juntas marcadas. Repetindo: todo contrapiso deve estar sempre liso e nivelado.
P: O piso vinílico possui algum material tóxico?
R: Os pisos de Armstrong seguem as normas internacionais, tanto quanto a sua resistência a fogo, como quanto à saúde e segurança das pessoas. Dessa forma, os produtos Armstrong são certificados por não possuírem materiais tóxicos de qualquer natureza.
P: Qual a expectativa de durabilidade de um piso vinílico?
R: Os pisos vinílicos da Armstrong são fabricados para durarem por décadas e em geral não são trocados por desgastes, mas sim por remodelação ou redecoração do ambiente. A garantia do piso vinílico ou do Linóleo da Armstrong é de 10 anos, logicamente que irá variar de acordo com a instalação feita e com a manutenção do piso.