A reverberação é um fenômeno onde há um prolongamento do som mesmo depois que a sua emissão é interrompida, ou seja, o som permanece no ambiente depois de emitido. Isto ocorre devido à reflexão do som nas paredes e outros objetos que compõem o ambiente. De maneira simplificada podemos ilustrar a reverberação da seguinte maneira: você esta em um ambiente, seja um banheiro ou uma sala vazia, e no momento em que você fala, tem a sensação desagradável de estar ouvindo a sua própria voz como um retorno.
O que diferencia este fenômeno do eco é relação do espaço de tempo no qual o som é emitido e percebido pelo nosso ouvido. O eco ocorre quando este espaço é atemporal e na reverberação a diferença entre os instantes deve ocorrer em menos de 0,1 segundo. Esta pequena diferença entre o momento em que o som é transmitido e o momento em que é percebido o que nos dá a sensação de prolongamento do som.
Além do desconforto que sentimos com o retorno de nossa própria voz, a reverberação em excesso pode comprometer a compreensão da fala podendo torná-la ininteligível. No entanto este fenômeno pode ser aplicado a música com a finalidade de tornar o som mais natural, tornando-se um objeto para criar ambiência ou profundidade de som.
Para acabar com este problema devemos realizar um tratamento acústico no ambiente. Esse tratamento é realizado por meio de materiais capazes de absorver e redimensionar ondas sonoras, gerando conforto acústico. O projeto acústico deve sempre ser idealizado e executado por profissionais especializados assegurando um resultado final de qualidade.
Tudo o que você precisa para tratamento acústico você encontra na Artesana. Clique aqui e confira!