Ferramentas Elétricas – Para que servem?

Um bom instalador sabe usar todos os tipos de ferramentas de maneira correta e segura, mas em algumas situações, nós mesmos precisamos reparar algum dano em nossa residência, pendurar um quadro, reforçar uma prateleira, etc.

As ferramentas elétricas servem para isso, elas são excelentes equipamentos capazes de realizar tarefas com precisão, rapidez, economia e com pouco esforço físico.

Conheça algumas ferramentas elétricas e para que servem?

Martelete: O martelete é um tipo de britadeira e serve para brocas feitas de vídia, que conseguem quebrar concreto e paredes.
A martelete rotativa serve para brocas de aço rápido que furam ferro e madeira. Não é recomendado trocar o mesmo modelo de broca que é usada na furadeira, já que as brocas podem acabar destruídas.

Furadeira: Executa furos em madeira, metal e alvenaria.
Uma das máquinas mais comuns dentre quem faz construção e reforma, a furadeira tem como função principal preparar os furos, mas também é muito usada para alargar ou rebaixar buracos e imperfeições.

Parafusadeira: É um equipamento similar a uma furadeira, porém destinado a apertar ou retirar parafusos.
Muito usada para trocas ráidas de pneus em corridas de carros, na indústria as parafusadeiras têm dispositivos para evitar que um parafuso seja colocado só até um pedaço – o que pode causar uma folga – ou que fique apertado demais, o que pode estragar o parafuso.

Serra Tico-Tico: É utilizada para cortar madeira, plástico e metas essencialmente e consiste em uma folha de aço com uma série de recortes em uma das bordas. Alguns modelos mais resistentes usam dentes de diamante, bem mais resistentes. ara o corte é usado o movimento contínuo ou alternado sobre a superfície do material, causando uma fricção.

Agora veja alguns cuidados que você deve ter com as ferramentas elétricas:

  • Embora sejam fáceis de manusear, o uso de ferramentas elétricas é recomendável somente para pessoas preparadas (profissionais treinados), maiores de 18 anos, aptos em termos físicos e mentais.
  • Observar as Normas NR18, Trabalhos na Construção Civil e Nr12, Máquinas e Equipamentos.
  • Não use esses equipamentos em locais úmidos ou na presença de água, existe risco de choque elétrico fatal para o usuário.
  • Não use esses equipamentos em locais com alta concentração de líquidos e gases inflamáveis, poderá haver explosão.
  • Sempre que possível, use luvas, elas ajudam na segurança assim como óculos de proteção, máscaras e protetores auriculares.
  • O bom manuseio é imprescindível para evitar qualquer tipo de acidentes, e isso inclui não usar as ferramentas apenas com uma das mãos (as duas e sempre firmes), e evitar usar maquinário com cabos elétricos desencapados.
  • Ao desligar qualquer equipamento, deixe a parte cortante ou perfurante para o lado de cima, e longe de qualquer contato com pessoas.

 

Valorize a sua segurança

Somente inicie o trabalho após ter verificado todas as condições de segurança do local e da máquina.

  • Nunca use o equipamento em função para qual não foi projetado.
  • Não faça adaptação de outros acessórios.
  • Não utilize a Furadeira para furos além de sua capacidade.

Ferramentas Elétricas – Para que servem?

Compartilhe isso:

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Postagem Relacionada: