Confira o artigo da arq. Débora Barretto, conceituada arquiteta soteropolitana especializada em acústica e parceira da Artesana, extraído da 10ª Edição do InfoAudium.
A Sociedade Brasileira de Acústica – SOBRAC divulgou em 2014 os nomes dos primeiros profissionais brasileiros certificados pelo Programa de Qualificação e Certificação de Profissionais da instituição. Sim, esta é a primeira iniciativa brasileira do mercado de acústica a acreditar o trabalho de engenheiros, arquitetos e físicos em todo o país, comprovando a capacidade técnica, experiência de mercado, além da produção científica desses profissionais.
Eu tenho a honra de fazer parte desse primeiro grupo e considero esta uma ação vitoriosa em diversos aspectos. A acústica é uma especialidade relativamente nova e ainda desconhecida por grande parte da população brasileira. A tendência é de uma profissionalização cada vez maior do setor, principalmente tendo em vista a grande demanda por qualidade de vida em todos os aspectos. Neste sentido, a certificação é a comprovação do comprometimento de alguns profissionais por tornar o setor ainda mais transparente e eficiente.
Mas vale explicar algumas coisas pra quem ainda não conhece o processo. A Certificação Profissional em Acústica e Vibrações foi criada pela Sobrac para atender a uma necessidade do mercado de ter um referencial que ateste a qualidade dos profissionais em sua área de atuação. Outro objetivo da certificação é pautar o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da profissão de maneira contínua, acompanhando a evolução dos mercados nacional e internacional, ou seja, a certificação deverá ser renovada a cada período, o que estimula o profissional a estar sempre atualizado, caso contrário perderá o selo.
De todos os profissionais inscritos no processo de certificação iniciado em outubro de 2013, foram certificados em março e receberam em julho no Congresso da Sobrac o documento comprobatório com seu devido selo com numeração exclusiva. Existem 3 níveis de certificação e alguns profissionais conseguiram certificação no mais alto padrão – Nível 1. Neste grupo de certificados, sou a única profissional do Nordeste.
Para mim, o investimento na certificação serve para que eu tenha as minhas habilidades e conhecimentos validados. Acredito que este é um diferencial tanto para os profissionais quanto para as empresas onde atuam, pois ao conquistar a certificação, agregamos uma distinção de qualidade ao nosso currículo, alavancando a nossa carreira.
Este é um passo importante também para a Sobrac, instituição da qual era conselheira na época e agora assumi o cargo de vice-presidente. A Sociedade Brasileira de Acústica foi fundada em 1984 e hoje agrega pesquisadores, profissionais e estudantes, além de empresas como indústrias, prestadores de serviços, órgãos governamentais e representantes de instituições acadêmicas, todos atuando em prol da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros através de ações de divulgação da importância da acústica.
São realizados anualmente eventos técnicos e científicos e encontros. A Sobrac mantém também participação ativa em grupos de discussão e de tomada de decisões em órgãos públicos, instituições privadas e da ABNT, além de ser membro do I-INCE (International Institute of Noise Control Engineering), do IIAV (International Institute of Acoustics and Vibration), do ICA (International Comission of Acoustics) e da FIA (Federação Iberoamericana de Acústica) esta última na qualidade de sócio fundador. A regional Nordeste da Sobrac acaba de ser eleita e, sob a coordenação do M.Sc. Arqº Danilo Fortuna promete divulgar a acústica em nossa região. O primeiro evento dessa regional já está marcado para dia 07/07 em Maceió.
Apesar de todos esses investimentos e crescimento contínuo do setor, ainda é constante nos depararmoscom profissionais e empresas apenas interessados na venda e instalação de materiais, sem a preocupação com especificações calculadas e apropriadas. Por isso, é importante divulgar para todos os consumidores, sejam pessoa física ou jurídica, a importância da escolha de empresas que pensem a acústica com engenharia obtendo soluções otimizadas e personalizadas, sem vinculo com marca alguma. Mas o que isso quer dizer? Como comparar serviços? Onde averiguar o resultado?
Essas são perguntas constantes. Dúvidas que chegam até mesmo de profissionais arquitetos e engenheiros renomados. A certificação é um dos fatores para a escolha. A qualidade dos trabalhos apresentados é outro fator. E, lógico, a indicação de quem já trabalhou com a empresa. Eu costumo informar aos meus clientes que seja observada a união entre técnica e estética dos ambientes como tratamento acústico. Afinal de contas, a arquitetura é a arte de criar ambientes que sejam viáveis funcionalmente e esteticamente. A acústica valoriza o projeto arquitetônico e contribui tanto para o uso do espaço, como na sua contemplação.
Débora Barretto
Especialista em Acústica nas Construções pela UPM (Espanha);
Mestre em Engenharia Ambiental Urbana na Área de Poluição Sonora pela UFBA;
Compõe o Comitê técnico de Estudos de Acústica da ABNT ;
Diretoria do Núcleo de Acústica da AUDIUM.